sábado, 27 de junho de 2009

Salinas ainda tem jeito. Basta querer.



Mais Salinas.
É mais que tem mandado para o blog.
Primeiro, foi a publicitária paraense que ficou desolada com o que viu por lá, há pouco mais de dez dias.
Depois, foi o fotógrafo Luiz Braga.
Agora, é Geraldo Sidou, autor das fotos que você vê acima.
Uma delas mostra a via de entrada/saída da cidade.
A outra revela o estado em que se encontra a rua da casa de praia do governo do Estado. Em petição de miséria, literalmente.
Corre solta lá por Salinas a seguinte história.
O ex-prefeito Di Mal a Pior Gomes, "aborrecido" com a derrota de seu candidato na última eleição, teria resolvido "castigar' o prefeito eleito, Wagner Curi (PT), o Dr. Wagner.
De que forma teria sido o “castigo”?
Através de uma composição de dívidas junto ao INSS.
As dívidas não teriam sido pagas durante os oitos anos da gestão de Di Gomes, mas terão de ser pagas nos próximos quatro anos, pela administração de Wagner, é claro.
Com isso, a Prefeitura de Salinas estaria de mãos, pés e cofres atados.
Não se descarta que isso tenha sido mesmo feito.
Mas é preciso considerar que a administração pública é impessoal.
As práticas políticas nefastas é que a tornam pessoal.
Daí a mania de dizer que a culpa por isto ou aquilo é do governo do Fulano, Beltrano ou Sicrano.
Ao prefeito Dr. Wagner, como administrador, convém encontrar alternativas para compensar a pindaíba em que se encontram os cofres públicos – e não são apenas os cofres públicos de Salinas, não.
Por exemplo: o índice de inadimplência do IPTU em Salinas é altíssimo. Algum prefeito já se empenhou em administrar a questão de forma conveniente, uma vez que essa receita é essencial para a administração fazer caixa?
O jornalista Francisco Sidou apresenta outra sugestão.
“Por que não interessar grandes empresas como a Vale, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Yamada, Visão e outras para apoiar um projeto de reconstrução de Salinas, bem planejado? O retorno seria garantido em termos de projeção da imagem das próprias empresas, junto aos milhares de veranistas que buscam a cidade no mês de julho. Portanto, não falta só verba. Faltam, sobretudo, competência, imaginação criativa, engenho e arte ao cirurgião-prefeito”, diz Sidou.
Não há dúvida, por outro lado, que o prefeito petista de Salinas está sendo cobrado agora pelo muito que prometeu nos palanques, na eleição passada.
E ele prometeu que iria acabar com a "cultura do atraso".
Fez a promessa alardeando que poderia cumpri-la porque é "amigo dos companheiros" Lula e Ana Júlia.
Wagner disseminou as esperanças de que não faltaria dinheiro para as obras de reconstrução da cidade não seria problema, justamente em decorrência de suas privilegiadas relações políticas com os caras – e as caras - que estão no poder.
Está aí no que deu.
As fotos não deixam mentir.
Mas Salinas ainda tem jeito.
Basta ter vontade de encontrar um jeito para que ela tenha jeito.

2 comentários:

Dulcivania Freitas disse...

Paulo, se vc não falasse que é Salinas, eu juro que iria falar que é Macapá, e nem saberia dizer qual é a rua, porque aqui todas estão assim, eu falei todas. Se achar que to exagerando, passa aqui qualquer dia.
p.s.: fiquei com dó de Salinas, um lugar tão bonito ne.
Bjssss

Anônimo disse...

A rua que dá acesso à casa de praia do governo do Estado está assim? Meu Deus do céu!! Que absurdo!! Um governo que não cuida nem da entrada de sua casa o que podemos esperar? Lamentável o estado de abandono que nosso Pará está vivendo. Agora eu concordo com um dos leitores em um desses blogs quando disse que o gaverno de Ana Julia é pior do que o governo Carlos Santos. Coitado de nós paraenses. Oxalá que esse pesadelo passe logo.Tomara!!!