sexta-feira, 26 de junho de 2009

Sem-terra põem fogo em áreas de fazendas

No AMAZÔNIA:

Sem-terra incendiaram o complexo da fazenda Espírito Santo, no início da tarde de ontem. O fogo atingiu 72 hectares, em três àreas de pasto de fazendas que ficam situadas dentro do complexo, propriedade da empresa de Agropecuária-Agro Santa Bárbara, em Xinguara, município do sudeste do Pará. Não foi possível controlar o incêndio que atingiu as fazendas Baixa da Égua, Porto Rico e São José, sendo que essa última área atingida fica próxima à portaria do complexo. Os prejuízos causados pelo incêndio são incontáveis, uma vez que comprometeram enormes áreas de pastagem, que o complexo da fazenda Espírito Santo abriga.
A empresa Agro Santa Bárbara, proprietária do Complexo Espírito Santo, tentou combater o fogo, sem sucesso, e comunicou as autoridades sobre o crime de atentado à propriedade e ao meio ambiente. A advogada da empresa agropecuarista, fez um boletim de ocorrência no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a respeito do crime de autoria dos sem-terras, que ocupam a fazenda.
Até o final da tarde de ontem, o incêndio não havia sido controlado e, segundo a assessoria da Agro Santa Bárbara, a situação mais grave, era na fazenda Porto Rico, com 48 hectares de pastagem queimados. A assessoria informou ainda, que devido o incêndio não ter sido contido, no início da noite de ontem, o fogo já estava chegando até o asfalto.

Nenhum comentário: