sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vendas aumentam com a proximidade do Círio

No AMAZÔNIA:

As vendas em alguns setores do comércio aumentam com a chegada do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. De acordo com pesquisas feitas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) a data comemorativa dos católicos no Pará, movimentará aproximadamente R$ 700 milhões na economia da capital paraense. O comércio, a indústria e o serviço são os setores de maior destaque.
Um dos setores que mais cresce devido ao Círio é a indústria de cera. Os romeiros levam nas procissões membros do corpo humano, bens materiais como casas, carros e barcos, para pagar promessas, simbolizando a graça alcançada. As indústrias de cera passam a fabricar o dobro nesse período para garantir que não faltem as peças.
Segundo Joy Colares, vice-presidente do Sindloja (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém), no comércio, o setor alimentício é o que mais cresce no Círio. Outro que também tem aumento é o da confecção, 'Pela procura de camisas com imagens da santa ou que representem a data', afirma Colares.
Ainda se destaca a procura por lojas especializadas em produtos do Círio: santinhos, escapulários, berlindas, flores, pôsters, artesanato, brinquedos de miriti, réplicas da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, entre outros. Segundo Cristina Martins Oliveira, gerente da loja Lírio Mimoso, especializada em produtos religiosos, 'o movimento cresce muito no período do Círio, e quanto mais perto da festa maior a procura, tanto de paraenses como de pessoas de fora'.
Já no setor de serviços o destaque é para o turismo religioso do Estado. Estudos do Dieese comprovam que o número de romeiros e turistas cresceu ao longo dos anos. Uma pesquisa da Paratur (Companhia Paraense de Turismo) analisada pelo Dieese mostra que somente no Círio de 2009 são esperados aproximadamente 66 mil turistas que vão injetar na economia local cerca de 24 milhões de dólares.

Nenhum comentário: