quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Liberação de rotatória vira novela

No AMAZÔNIA:

A liberação da rotatória do cruzamento das avenidas Júlio César com Pedro Álvares Cabral foi novamente adiada. A promessa é de que obra seja entregue amanhã, segundo a assessoria de comunicação do projeto Ação Metrópole, responsável pela obra. Entre os principais fatores que impediram a liberação da via na data programada está a falta de pavimentação do desvio de 50 metros na avenida Júlio César, próximo ao projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). Além disso, as pistas não possuem lombadas e a sinalização, tanto vertical como horizontal, também não foi implantada.
Ainda segundo a assessoria do projeto, um problema técnico na usina de asfalto impediu que a pavimentação fosse concluída. 'Estamos com dificuldade na substituição do solo, que é inconsistente. Foi necessário aterrar a área. Este trabalho de terraplanagem leva um certo tempo. Mas este adiamento não vai atrasar o calendário, que aliás está adiantado. A previsão de liberação da rotatória é para a próxima quinta-feira', afirmou o assessor de imprensa do projeto, Edir Gaya.
Segundo avalia Joaquim Souza, diretor de Trânsito da Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), somente será permitido o tráfego de veículos na rotatória após a conclusão de todos itens exigidos. 'Estamos presentes, desde a semana passada, através do nosso coordenador de Segurança no Trânsito, Airton Lins, para avalia a questão da sinalização na área. E ontem visitamos ontem o local e percebemos que não ficou pronta a sinalização vertical - referente às placas de sinalização - indispensáveis para orientar', revela. Joaquim destaca ainda que, serão implantadas quatro lombadas na rotatória (duas na avenida Pedro Alvares Cabral e duas na avenida Júlio César), porém, elas também não foram finalizados. 'Em um dos trechos não pegou o asfalto - e não podemos entregar a obra sem a pavimentação. Com a circulação intensa de veículos no trecho, fica difícil realizar qualquer trabalho', revela.
Queixas - Motoristas e pedestres que trafegam pela área reclamam da falta de orientação por parte da Ctbel. Gaya disse que foram colocados à disposição de pedestres e motoristas cerca de 40 mil panfletos informativos desde a semana passada. No entanto, este número é insuficiente, considerando que o tráfego de veículos diário naquela região é de 46 mil carros. Para Carla Tatiana Silva, autônoma, está faltando informação. 'Não tem nenhuma sinalização, nem uma publicação imprensa para nos informar. Quem não conhece essa região pode se perder', comentou.
Segundo Joaquim Souza, a Ctbel mantém algumas equipes de orientação diariamente em pontos estratégicos para prestar esclarecimento de como ficará o trânsito naquela área.'Mantemos uma equipe de educação de trânsito nas paradas atuais, já informando estas pessoas orientado para onde as paradas serão transferidas. Vamos atuar durante toda a semana com as equipes de educação', garantiu.

4 comentários:

Bia disse...

Bom dia, caro Paulo:

nada como uma boa vírgula para alterar para melhor um slogam infame:

Ação, Metrópole!
Acorda, Belém!


Abração.

Poster disse...

Hehehehe,
Uma vírgula é uma vírgula, hein, amiga?
Abs.

Anônimo disse...

Passo no trecho todo os dias, e não vi ninguém orientando. Quanto à data de funcionamento da rotatória, não importa muito se seria ontem se será hoje amnanhã ou semana que vem. O que incomoda é a extrema falta de controle sobre o serviço. No dia 26 mesmo ainda saiu nota "esclarecendo" que até o fim do dia estaria em funcionamento. Ora, quem passava por lá persebia que em menos de 48 horas não haveira possibilidade de se entregar a obra. Os gestores públicos não devem administrar com promessas, mas com planejamento, sinceridade e transparência. A "novela" não é gerada pelos problemas anunciados agora, mas pela falta de preparo dos agentes públicos. abs

Anônimo disse...

Parece que aquilo vai virar um novo Entroncamento, Cruz Credo de governinho fraco!