sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ação para facilitar socorro

No AMAZÔNIA:

As ações integradas das secretarias de Saúde municipal e estuadual, Cruz Vermelha e Diretoria da Festa de Nazaré vão garantir a melhoria do atendimento dos romeiros e turistas durante as procissões da Trasladação e do Círio e também das festividades no período da quadra Nazarena. Foram anunciadas, ontem, as estratégias, em uma entrevista coletiva concedida à imprensa, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O diretor da Festa, César Neves; o titular da Sesma, Antônio Vinagre; a secretária geral da Cruz Vermelha, Marilene Malheiros e os diretores dos prontos-socorros municipais da 14 de Março e do Guamá também participaram da coletiva. A Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) não enviou representante ao encontro.
O trabalho em conjunto da Sesma, Sespa, Defesa Civil e Cruz Vermelha consiste em acompanhar toda a quinzena da festividade do Círio de Nazaré. As ações integradas se iniciam na próxima sexta-feira, dia 9, com a traslado da imagem peregrina da Virgem de Nazaré de Ananindeua para Marituba e se estendem até o Recírio. No total, oito departamentos da Sesma estarão envolvidos na ação. Durante a quadra, 48 profissionais de saúde da secretaria municipal, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfremagem, estarão trabalhando nas Unidades de Suporte Avançado e Básico, além de mais 30 profissionais no apoio. As unidades prestarão atendimentos de urgência básica. Além disso duas ambulanchas estarão na Romaria Fluvial.
Para garantir que o atendimento dos romeiros e turistas, os órgãos de saúde firmaram acordos com hospitais particulares e militares. O objetivo é evitar a superlotação dos prontos-socorros municipais durante a procissão do Círio de Nazaré. Além disso, a Sesma preparou quadro extra de funcionários para atender à demanda de pacientes nos PSMs. Serão 16 médicos, oito enfermeiros, 32 técnicos de enfermagem e 16 pessoas no apoio, que incluem motoristas e maqueiros, em cada pronto-socorro. No ano passado, 1.200 pessoas foram atendidas no PSM do Guamá e 1.500 no PSM da 14 de março.
As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também prestarão auxílio nos casos mais graves. Os veículos ficaram nas ruas transversais do percurso da Transladação e do Círio. 'O Detran e a Companhia de Trânsito de Belém (CTBel) vão atuar para desobstruir as transversais para possibilitará a saída rápida das ambulâncias. Além de contar com a ajuda de dois motoqueiros, que vão abrir ao caminho para a passagem da ambulância do Samu/192. Os órgãos de trânsito vão ainda retirar os veículos das transversais desde as duas horas da tarde de sábado até o final da procissão do Círio', disse o secretário Antônio Vinagre.

Nenhum comentário: