sábado, 6 de junho de 2009

Três bairros sem água

No AMAZÔNIA:

Cerca de 90 mil habitantes em três bairros de Belém iniciaram o dia de hoje enfrentando a interrupção do fornecimento de água, em virtude do serviço de manutenção na adutora Utinga-São Brás da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) na avenida Almirante Barroso, em frente ao prédio-sede do Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA).
A interrupção no fornecimento de água começou à zero hora de hoje e tinha previsão para terminar às 8 horas. Segundo o diretor de operações da Cosanpa, Haroldo Martins, são 24 mil ligações neste perímetro urbano coberto pelo 6º setor, e 20 homens, entre engenheiros, técnicos e operadores, passaram a madrugada atuando no conserto de um vazamento de água na adutora. A Cosanpa vai começar substituir esta adutora por outra, no valor de R$ 6 milhões, ainda este mês.
A adutora Utinga-São Brás tem um diâmetro para um metro cúbico por segundo, leva água do Lago Bolonha para São Brás, e possui uma extensão total de 3,5 quilômetros, servindo para abastecer a área central de Belém. Haroldo Martins informou que o vazamento foi detectado ontem na avenida Almirante Barroso, e para os serviços de manutenção houve necessidade de se quebrar a passarela asfáltica por volta das 21 horas.
A conclusão dos serviços, abrangendo duas faixas da pista da Almirante Barroso no sentido São Brás-Entroncamento, está prevista para até as 9 horas de hoje. A orientação dos condutores de veículos e o desvio do tráfego de veículos no perímetro foram providenciados pela Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel). Os três bairros atingidos com a interrupção do fornecimento de água são Fátima, São Brás e Canudos, com cerca de 90 mil habitantes atendidos por 24 mil ligações do 6º setor de abastecimento da Cosanpa.
Para fazer frente aos vazamentos na adutora Utinga-São Brás, com cerca de 50 anos de uso, a Cosanpa já licitou uma substituta e um sistema de proteção em ferro fundido, cuja instalação vai começar até o final deste mês e concluída em outubro. Será substituído um quilômetro da adutora, trecho este em aço que se estende do lago do Utinga até a Almirante Barroso - serão utilizados tubos em ferro fundido.
Umarizal - Houve interrupção no fornecimento de água nos bairros de Nazaré, Umarizal e Reduto, das 14 às 21 horas, por causa de rompimento de tubulação na rua Almirante Wandenkolk com a Boaventura da Silva.

2 comentários:

Anônimo disse...

Antes era só na 25 de Setembro que faltava agua, agora é em toda Belém, tanto faz ser centro como suburbio é a incompetencia deste pessoal que hoje dirije a COSANPA a fazer historia. Nunca em tempo algum esta repartição teve tanto dinheiro é só vermos no portal da transparencia o qua a torneira do Governo Federal alimenta esta repartição. Nesta dinheirama não está computada a verba que o Governo da Ana repassa para a COSANPA. Jader vc que foi do trabalho que tal demitir todos os seus apaniguados politicos que estão a enterrar a COSANPA.

Anônimo disse...

Como todo paraense sofrido com as mazelas deste Governo fraco da Sra. Ana Julia, temos certamente esta empresa como a que mais complica a vida do povo do Pará. Este Governo como não tem moral suficiente para retirar das mãos do international Jader a COSANPA, ficamos todos a merce destes no minimo incopetentes que hoje mandam na COSANPA. Ana Julia que tal a senhora se vestir de macho e botar para correr este pessoal que faz naufragar o seu Governo. Que tal um fuxico seu para o international para que troquem estas figuras que estão agora lá na COSANPA? Certamente um peão encanador sabera´gerir muito melhor dos que atualmente estão a sucatear a COSANPA. Governadora ainda a tempo para corrigir estes adusos praticados pelo PMDB do internacional!