quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Independência e dignidade não se medem com café da manhã


Um café da manhã – um simples café da manhã – oferecido pela governadora Ana Júlia (na foto) a blogueiros, que assim teriam a oportunidade de questioná-la sobre temas de interesse público, abriu uma fenda, ou quem sabe uma cratera, entre os fatos e a capacidade que todos temos de alcançar os seus significados.
Quais são os fatos?
São poucos.
Primeiro, foi feito um convite, destinado a vários blogueiros, inclusive o editor deste blog.
Segundo, a pauta do encontro estava expressa no convite: “assuntos de interesse do Estado e da população e as ações do governo voltadas para o desenvolvimento do Pará.”
Terceiro, o encontro seria, é claro, uma entrevista coletiva, na qual a governadora certamente exporia as ações de seu governo, e os blogueiros presentes a interpelariam da forma que melhor lhes conviesse.
Quarto, o que os blogueiros receberam foi um convite, não uma imposição; foi um convite, não uma intimação inapelável; foi um convite, não foi uma sentença de morte.
Quinto, entre os convidados, alguns foram, outros não quiseram ir.
Pronto.
Foi só isso.
Ou melhor, seria só isso.
Mas não foi.

Ofensas, ofensas, somente ofensas
O que temos visto, desde a segunda-feira até agora?
Temos lido coisas inacreditáveis.
Tanto os que foram ao café da manhã como os que não foram ao café da manhã estão sendo alvo de ofensas as mais torpes, as mais porcas, as mais repugnantes entre todas as que já lemos recentemente na blogosfera do Pará.
Aqui neste blog, expôs-se claramente o motivo da ausência.
E o motivo apontado foi básica e essencialmente um: a convicção de que entrevistas coletivas – com ou sem café da manhã – são improdutivas.
Ao mesmo tempo, o editor deste blog saudou como positiva a iniciativa da governadora em reunir os blogueiros.
Basicamente, foi isso.
Pronto. Foi apenas isso.
Não se ofendeu ninguém.
Não se recriminou ninguém.
Não se condenou ninguém.
Mas as explicações oferecidas por este blog não foram suficientes para desestimular vários comentários ofensivos e absolutamente impublicáveis. Por isso é que, se vocês forem ver na caixinha da postagem, há uns quatro ou cinco, se tanto.
Por que as ofensas?
Porque o editor não foi ao café da manhã.
Não foi e ainda fez questão de destacar como positiva a ideia. Mais: desejou um bom encontro a todos os blogueiros que atendessem ao convite.
Tanto é que se escreveu aqui:

Ainda que ausentes, acreditamos que este é um primeiro – e importante – passo para que a transparência, sempre tão almejada, seja a marca irremovível das relações permanentes entre governantes e a sociedade que eles governam.
É isso!
E um bom café da manhã à governadora Ana Júlia e aos colegas blogueiros que com ela estiverem nesta manhã.


Pronto.
Foi só isso.
Mas acabou não sendo só isso, repita-se.
Porque, além das ofensas destinadas a quem não foi, como ao pessoal aqui da redação, ainda choveram ofensas aos colegas que foram ao encontro, sob a alegação de que supostamente perderam a independência, porque cooptados pelo governo Ana Júlia.

Indignidade sem limites
Isso é uma indignidade.
É de uma baixeza moral sem tamanho fazer juízos sobre o caráter dos outros apenas porque atenderam ou deixaram de atender a um convite como o formulado pela Secretaria de Comunicação do governo do Estado.
E mais do que uma indignidade, é uma ingenuidade incomparável imaginar que um jornalista, um blogueiro – seja seu blog de que natureza for – vai se tornar mais ou menos independente porque foi ou deixou de ir a uma entrevista coletiva com a governadora.
A independência de um jornalista não se mede por um café da manhã.
A independência de um blogueiro não se mede por duas tapioquinhas e dois copos de suco de laranja.
A independência de um blogueiro e de um jornalista não se mede por dois pães de queijo.
Não é necessário um café da manhã com um governador seja quem for para que blogueiros – jornalistas ou não – ofereçam demonstrações explícitas de maior ou menor adesismo a nacos de poder.
Isso parece ser tão claro e objetivamente compreensível como, da mesma forma, é claro e objetivamente compreensível que as torpezas disseminadas nos últimos dias contra os que se fizeram ausentes atendem ao propósito, simplesmente, de quem pretende ser torpe.
E mais ainda: é inacreditável que os colegas que foram ao café da manhã estejam sendo confundidos com desocupados ou com pessoas que receberam o convite para comparecer ao Palácio dos Despachos como se tivessem sido aquinhoados com um prêmio milionário da mega-sena.
Será que não se respeitam as opções de cada um nesta terra?
Será que voltaremos aos tempos de patrulhamentos – odiosos, como todo patrulhamento?
Será que não se pode travar debates em que as ideias briguem, e não as pessoas?

Aos bloqueiros, com respeito e consideração
É preciso, por tudo isso, dizer expressamente aos blogueiros que foram ao café da manhã o que pensamos deles.
Carlos Barreto, caro companheiro. Você, que foi ao café da manhã, continua a merecer todo o nosso respeito e a nossa consideração. E estamos certos de que Flanar, que você e outros flanares fazem tão bem, continuará a ser uma referência na blogosfera.
Marcelo Marques, Bacana dos mais bacanas. Você, que foi ao café da manhã com Ana Júlia, continua a merecer a nossa leitura e a nossa admiração pelo espaço que você tem conquistado com muito trabalho. Aliás – e sabes disso, Marcelo, porque já conversamos a respeito -, se você é notado é porque não é uma tapioquinha azeda. Ao contrário, com seu trabalho, você vale exatamente o espaço que conquistou. E não é um espaço qualquer, não.
Ércio Bemerguy (Mocorongo). Você, que foi ao café da manhã, está sentindo na pele o que é ser atirado na sarjeta de acusações despropositadas, injustificadas, sem sentido. A nossa solidariedade.
Milton Pereira e Rui Santana (Ananindeua em Debates), Jorge Paz Amorim (Na Ilharga) e Luiz Paulo (Observatório Eleitoral). Vocês foram ao café da manhã. Fiquem certos: acreditamos que, depois disso, os blogs de vocês ainda ficarão melhores.
Miguel Oliveira (Estado), José Carlos Lima (Blog do Zé Carlos) e Wagner Okasaki (Belenâmbulo). Vocês foram ao café da manhã. Saibam: em nada, absolutamente nada isso haverá de diminuí-los.
Carlos Kayath. Você foi ao café da manhã. Olhe, Carlos, o seu CJK é leitura obrigatória – pela serenidade, pela elegância, pela moderação, pela boa informação, por tudo, enfim... Menos, é claro, por suas preferências rubro-negras (rsss). Mas isso é um outro papo; quem sabe, até para um café da manhã. Tenha o nosso respeito e a nossa consideração.
Franssinete amiga.
Você ficou por último, mas não é a menos importante dessa lista (last but not least, como se diz).
Entre os convidados que foram ao encontro com a governadora, você, Franssi, era a única mulher. E por mais incrível que possa parecer, você tem sido o alvo predileto das maiores vilezas, entre todas e tantas que têm sido disseminadas por aí.
Imagino que ninguém, entre os ofendidos por terem ido ou não a esse café da manhã, tenha sido tão ofendido na sua honra como você.
Estamos certos de que você é inteligente e madura para proceder como deve, a fim de reparar esses gravames.
Independentemente disso, todavia, saiba que você merece o nosso carinho, a nossa distinção, o nosso apreço e o nosso respeito pela dignidade com que você se comporta – na sua profissão, no seu ambiente de trabalho, entre os seus amigos e no seio de sua família.
É isso!
E até outro café da manhã.
Quem quiser, vai.
Quem não quiser, não vai.
Não é tão simples?

30 comentários:

Anônimo disse...

O pessoal que foi a este enconto, ficaram contaminados, como exemplo ontem os jornais noticiaram que em Belem houveram 11 mortes brutais, nenhum Blog que foi a este encontro noticiou, eles sempre comentavam sobre a violencia que grassa no Estado e desta vez silenciaram. Será que foi pura coincidencia ou este encontro já esta fazendo efeito?

Anônimo disse...

Caríssimo PB,

Estou aqui no RJ, prestes a ir à NY, mas, como faço todas as manhãs, independente de onde esteja , acesso o nosso Espaço Aberto.

E vc, como sempre , impecável .

É preciso que climas como esse criado em função do café da manhã com a governadora sejam, definitivamente , banidos da blogosfera.

Todos clamamos por democracia e liberdade de expressão o tempo todo, desde pequeninhos. E , quando crescemos ....

Parabéns, PB. Mais uma vez.

Anônimo disse...

Sim, estou de acordo contigo. Mas... o que, afinal, rolou na tal coletiva? O que foi perguntado e respondido?

Carlos Barretto  disse...

Meu caro PB.
Devo reconhecer que "last but not least" seu texto é bem vindo. E absolutamente irretocável.
É isso mesmo. Foi apenas um café-da-manhã, onde todos (especialmente os simples blogueiros como nós) aproveitamos um espaço nunca antes aberto, para fazer algumas perguntinhas "face-to-face" com a mais alta autoridade do estado.
Simples assim.
Mas tal fato, gerou uma patuscada, um embuste.
Sobre isso, nada mais tenho a dizer. Tudo já foi dito.
E você fecha com chave de ouro o assunto, que não deve mais ser a ordem do dia em nosso atribulado cotidiano. Até mesmo pela pequenez de sua origem.
Retribuo tranquilamente, a certeza de que o Espaço Aberto, mais uma vez, faz por merecer nosso respeito e nossa admiração.

Abs

Anônimo disse...

Valeu, Paulo.
Longo e grosso.
Falou muito e disse tudo.
Colocou todos nos seus devidos lugares.

Bia disse...

Bom dia, caríssimo Paulo,

minha ausência por aqui tem sido da escrita e não da leitura.

Um lapso foi necessário, para dar conta de muito trabalho e também para aliviar uma superdose de Internet, que, às vezes, faz mal.

Li seu comentário. Face à ausência já relatada, não acompanhei plenamente os desdobramentos que você relata sobre o café-da-manhã. Mas, acredito piamente em você (gostou do "piamente"?).

Assim, assino embaixo seu desagravo aos nossos blogueiros. E suas justíssimas críticas à mediocridade, à mesquinharia e à insensatez.

Abração.

Anônimo disse...

Bom dia, acabei de adicionar nos favoritos seu blog. Parabéns pela serenidade como descreveu a atitude do embusteiro. Como disse Carlos Barreto:E você fecha com chave de ouro o assunto, que não deve mais ser a ordem do dia em nosso atribulado cotidiano. Até mesmo pela pequenez de sua origem.

Franssinete Florenzano disse...

Querido Paulo, agradeço comovida suas palavras. Seu texto, como sempre, diz tudo.
Bia e Anônimos, muito obrigada pelos comentários.
Carlos, já mandei meu RSVP para sábado, no Terra do Meio.
Beijão para vocês.

Anônimo disse...

Fiquei surpreso com as baixarias nos blogs. Puxa vida, como se nivelam por baixo, como são pequenos.
Me dei ao trabalho de ler os ataques à Franssinete, que horror! Ataques tão pequeno qto o caráter do ofensor. Uma pena.
Agora uma coisa preciso dizer, vc fez muito, mas muito mal em não ir. Concordo que algumas entrevistas coletivas podem ser improdutivas, mas há exceção...veja o caso do jornalista iraquiano que jogou um sapato no presidente dos EUAS rsrsrs.
E há um detalhe muito importante para o jornalista, nas coletivas se extrai muito mais do não dito, concorda?
Na próxima vc vai porque é assim que se comportam os grandes.
Grande abraço.

Poster disse...

Anônimo das 07h35,
Eu não fui ao café da manhã e não postei a notícia a que você se refere.
Viu só?
Em tese, eu teria "independência" de postar porque não fui.
Mas não postei.
Viu só. Por que não postei?
Sei lá. Ou porque não tive tempo - somos apenas um aqui, Anônimo -, ou porque me passou despercebido, ou porque vi e deixei para postar depois e me esqueci...
Pode ser tudo isso, Anônimo.
Não julguemos os outros dessa firma, amigo.
Abs.

Poster disse...

Anônimo das 08h12,
Puxa! Você não sabe o que rolou na coletiva?
Lei o CJK, o Flanar, a Franssi, o Ananindeua, o blog do Lafayette.
Está tudo lá, Anônimo.
Transparente e claro.
Abs.

Poster disse...

Carlos, estimado amigo.
Pois é.
Vamos fazer nossos blogs.
Vamos fazer o blog do bem, que não dispensa a crítica, o chiste, a ironia.
Mas tudo dentro do respeito, da civilidade, dos limites, da ponderação.
Sem ódios, sem despeitos.
E o blog, creio, que todos devemos fazer.
Tenho certeza, Carlos, que isso tudo vai confirmar que estamos no caminho certo.
E nossos leitores haverão de confirmar isso.
Forte abraço.

Poster disse...

Franssi amiga.
Nem precisa agradecer.
Você mora no coração de todos nós.
Saiba disso.
E tome isso como motivação para superar tudo isso.
Seu blog expressa você.
Por isso é que um dos mais acessados de Belém.
Um abraço carinhoso.

Poster disse...

Bia,
Escreva mais, amiga (rsss).
Quando você escreve, a gente sempre reflete e aprende.
Sempre.
Abs.

Anônimo disse...

Graças a Deus os BLOGS estão se manifestando de forma mais contundente contra as absurdas agressões que - especialmente - um determinado BLOG já vem há muito perpetrando contra tudo e contra todos que contrariem seus interesses, sejam eles abertos ou velados.

Já era hora. Ou já passava da hora.

A verdade é que todos estavam inaceitavelmente passivos diante do nível da linguagem e das agressões desmedidas proferidas no BLOG ao qual me refiro acima.

Enquanto as agressões atingiam os comentaristas e visitantes do BLOG, havia silêncio de todos.

Só quando as agressões do BLOG atingiram os Blogueiros (com o episódio do Café da Manhã com a Governadora)é que começaram a ocorrer as manifestações de indignação.

É uma crítica que me ocorre porque há muito que me incomodava a grosseria e o destempero do mencionado BLOG. Eram - e são - inaceitáveis.

Crítica que, no entanto, não diminui em nada toda a indignação manifestada contra os destemperos do citado BLOG.

Carlos Barretto  disse...

Rsssss
Se prepare que agora eles vem pra cá.

Anônimo disse...

"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." Martin Luther King

Anônimo disse...

Quem será o primeiro Presidente da ASCB? O Blog sabe?

. disse...

Li o início do teu texto no Flanar e até perguntei por lá qual blog havia dado "cacetada" nos blogueiros ausentes no café, pq até então, eu só tinha visto "pau" nos presentes.

Agora, lendo todo o teu post aqui entendi. Foste atacado via comentário, é isso?

Lamentável.
Esse povo não deve entender o significado da palavra "convite".

Mas, da próxima vez, se você se fizer presente, acho que seus leitores gostarão.
Se achar que deves...

Abraços!

Anônimo disse...

Mas sabemos, Carlos Barreto, quem é "eles" rsss. Lembrei-me de um desenho que assitia na infância, não lembro o nome: era um grupo de rock que, nas horas vagas, virava grupo de heróis. Tinha o homem-mola, homem-fluído, e o multi-homem. Que tal uma paródiazinha. rss

blog do bacana-marcelo marques disse...

Paulão, que elegância. Juca deve estar contente vendo como tú colocou bem as coisas.
Obrigado pelas palavras.
abraços
marcelo marques

Anônimo disse...

Caro Paulo.
Os Blogs são, ou eram antes do famoso café, a última trincheira daqueles que lutam contra este governo corrupto e incompetente. Aqui no seu Blog temos visto o valor da denúncia séria e verdadeira como no caso dos KITs e a bandalheira nas licitações do Estado feitas por este governo.
Portanto a suposta aproximação com o governo por parte de blogueiros,automaticamente gerou este rebuliço na NET.
Sugiro aos Anônimos a moderação e o respeito por estes guerreiros que nos permitem expressar nossa opinião em segurança. O tempo dirá se o governo corrompeu algum, e se for o caso, tirem dos favoritos, a indiferença é o castigo.

Lafayette Nunes disse...

Pô, estavas indo tão bem... até estava pensando em linkar o texto lá no meu... fopstes falar mal do meu, e do CJK, MENGOOOOOOGGGGG000OOOOOL!

Olha, se te ficastes chateado pelos ataques, imagine agora como será vindo da maior torcida bonita, elegante e guerreira de futebol e, quiçá, de todos os esportes?!? rsrsrsrs

No mais (tirando a infâmia, já citada acima), teu texto é uma remada (ops, lembrei do querido Remo que me honra e tals, tals, blá blá blá blá blá) das boas.

Saudações azulimengos.

Poster disse...

Saudações azulitricolores (rsss), Amigo.
Abs.

Lafayette Nunes disse...

"Anônimo disse...
Mas sabemos, Carlos Barreto, quem é "eles" rsss. Lembrei-me de um desenho que assitia na infância, não lembro o nome: era um grupo de rock que, nas horas vagas, virava grupo de heróis. Tinha o homem-mola, homem-fluído, e o multi-homem. Que tal uma paródiazinha. rss"

Anônimo(a) das 17:18, vocês está se referindo ao "OS IMPOSSÍVEIS", do gênio, Hanna Barbera.

Lafayette Nunes disse...

Pô, tricolor... depois de ontem... não me mate de vergonha ALHEIA, Paulo! rsrsrsrsrsrs

Poster disse...

Rapaz!
Nem me fale!
Mas pior, bem pior, foi o Pinheiro feminino: levou há pouco de 8 a 0 do Santos da Marta.
Putz!

Lafayette Nunes disse...

Só a Marta já meio time e mais um pouco!

Aliás, acho que ela deveria ser convocada para o time principal masculino (será que pode, mulher jogar, oficialmente, em time masculino?).

CJK disse...

Prezado Paulo:

Somente agora cheguei a esta sua postagem, como sempre precisa e direta ao ponto, como é o seu estilo. Eu leio sempre o que você posta, mas "passei batido" nos últimos dias, é muito trabalho, no escritório e no blog.

Agradeço a gentil referência ao meu blog, o que reforça a minha convicção que fiz bem em atender ao convite da governadora.

E quanto ao Flamengo, bem, o Lafayette já se manifestou, e sei que no fundo, no fundo, você admira a capacidade, a fidelidade e a força que a nação rubro-negra tem para festejar as suas cores, em qualquer circunstância!

Abraços,

Carlos Kayath

Poster disse...

Hehehe, mas tenho que torcer pelo meu Flu, Carlos.
Grande abraço e siga fazendo do seu blog uma das melhores referências.
Abs.