terça-feira, 6 de outubro de 2009

Santa percorrerá 127,6 km

No AMAZÔNIA:

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a 'Padroeira dos Paraenses', vai percorrer exatos 127,696 quilômetros nas onze romarias oficiais do Círio 2009 (veja o quadro). Estima-se ainda que as onze romarias totalizem 39 horas e 15 minutos. As informações foram divulgadas ontem pela diretoria da Festa de Nazaré e pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Estado do Pará.
A maior distância a ser percorrida pela imagem será durante o Traslado (sexta-feira, 9), que começará na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e vai até o Centro do município de Ananindeua. No total, vão ser percorridos 55 quilômetros durante a primeira romaria oficial do Círio 2009, que deve durar doze horas. Já o menor percurso é o do Recírio (26 deste mês), a última romaria oficial, que é de apenas 65 metros (distância entre a Praça Santuário e o Colégio Gentil Bittencourt) e deve durar 45 minutos.
O número de promesseiros que levará a corda durante a Trasladação e o Círio de Nazaré este ano será maior. Segundo estimativa do Dieese/PA uma alteração no tamanho dos setores que dividem a corda permitirá o acréscimo de 142 pessoas entre o núcleo da cabeça e as estações. A partir deste ano, o núcleo da cabeça será conduzido por 68 romeiros. Já as cinco estações serão carregadas por 60 pessoas em cada uma delas, totalizando 368 romeiros entre o núcleo e as estações - e não mais 226 pessoas como nos anos anteriores. Ao todo, são estimados 8 mil promesseiros na corda, este ano.
Outra mudança anunciada pela Diretoria da Festa de Nazaré será no horário do Traslado para Ananindeua, que acontece no dia 9 de outubro. Diferentemente dos outros anos, a romaria para Ananinduea, que se iniciava às 11 horas, começará a partir das 9 horas.
O trajeto da Romaria das Crianças também sofreu mudanças e será encurtado de 3,6 mil para 2,8 mil quilômetros com a retirada da avenida Alcindo Cacela do percurso. Já a Romaria da Juventude, sairá no dia 24 de outubro, da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Telégrafo, e não mais da igreja da Cremação. Os horários das missas da Trasladação e do Círio também foram alterados - e se iniciarão meia hora mais cedo.
Segundo o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, César Neves, o objetivo desta antecipação é evitar o desgaste do promesseiro, que já amanhece tentando conquistar um espaço na corda. 'No geral, a procissão começa às 7 horas, porém, quanto mais cedo começarmos a missa, maior é a possibilidade da caminhada sair antecipadamente. Desta forma, o promesseiro terá mais tempo para encontrar um lugar', revela.

Nenhum comentário: