terça-feira, 6 de outubro de 2009

Secon monta posto fixo no arraial para fiscalização

No AMAZÔNIA:

Bebidas alcoólicas, poluição visual, venda de lanches preparados sem higiene e comércio ambulante desordenado. No Círio 2009, tudo isso foi banido dos entornos das principais ruas pelas quais a procissão passa. A manhã de ontem marcou o início das fiscalizações da Secretaria Municipal de Economia (Secon) para evitar o comércio informal e irregularidades na região. Apenas doze estabelecimentos estarão autorizados a funcionar - sob restrições - no trecho.
Cerca de 70 fiscais do órgão já estão trabalhando na avenida Nazaré, sobretudo nos perímetros da travessa Generalíssimo Deodoro e 14 de Março. Nos dias de romaria, a ação dos fiscais se estenderá a todo o trajeto do Círio. A medida foi uma necessidade, a princípio, identificada pelos próprios moradores do bairro, que insatisfeitos com a desorganização provocada pelo trabalho dos ambulantes, procuraram a Diretoria da Festa de Nazaré. A prefeitura decidiu acatar as reivindicações para impedir que este ano os problemas e reclamações se repetissem.
Segundo a diretora de Comércio em Vias Públicas da Secon, Celina Oliveira, a expectativa é que o fluxo de pedestres e veículos mais os sistemas de segurança e limpeza nas avenidas possam funcionar melhor. 'Antes estava muito ruim. O trânsito ficava congestionado, as pessoas não conseguiam trabalhar, as lonas ocupavam as vias e o lixo era despejado sem critérios. Com as novas regras, esperamos que o visitante do Arraial possa se sentir mais confortável, em um ambiente mais convidativo', ela disse.
Os ambulantes autorizados a trabalhar nos arredores da Basílica de Nazaré assinarão nesta quarta-feira (7) um termo de compromisso em que garantem não alugar o espaço para terceiros, nem permitir que seja desenvolvida outra atividade diferente da que foi permitida. 'Quando divulgamos as proibições, os vendedores que estão aqui há muito tempo ficaram preocupados com a situação deles. Nós avaliamos e decidimos permitir, mas a punição para quem desrespeitar o acordo é perder o seu ponto por tempo indeterminado', alerta a diretora.
As regras não são válidas para o comércio em funcionamento dentro do arraial, uma vez que o espaço considerado privado e é de responsabilidade da Diretoria da Festa. A ação fiscalizadora prefeitura é um precedente para os próximos anos, quando a Diretoria da Festa estuda a possibilidade de proibir as bebidas alcoólicas também nos locais de seu domínio. 'O objetivo da proibição é que as pessoas percebem que é um evento principalmente religioso - claro que tem uma parte profana, mas quando ela ameaça a segurança da população, ela precisa ser revista', explicou Celina.
A rotina de fiscalizações ocorre das 8h às 21h. Aos fins de semana será realizado plantão, com a duração de 24h. A Secon estará atuando na área até o dia 26 de outubro, com o apoio de um posto fixo no arraial de Nazaré, como acontece em todos os anos.

Nenhum comentário: