quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Novo manto é “Belíssimo!”

No AMAZÔNIA:

'Belíssimo!' foi a expressão usada pelo administrador arquidiocesano de Belém, monsenhor Raimundo Possidônio, ao ver o novo manto que vai cobrir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré no Círio 2009. A apresentação do manto foi realizada ontem à noite, após uma missa celebrada pelo monsenhor na Basílica Santuário, em Belém. Os fiéis que compareceram à missa se emocionaram quando a imagem da Virgem com o novo manto percorreu os corredores da igreja.
Confeccionado em cetim italiano branco, o novo manto tem dez ametistas, um quilo de miçangas coloridas e mais 40 metros de strass, que formam uma Bíblia e uma espada. Mizar Klautau Bonna desenhou o manto e a estilista Mariazinha Hudentemark passou quatro meses bordando a peça. Emocionadas, as duas se declararam felizes com o resultado do trabalho. 'É um trabalho de amor e muita paciência, estou enlevada', disse Mariazinha. Mizar Bonna dedicou o trabalho à memória do marido Evandro Bonna, engenheiro que foi diretor da Festa de Nazaré.
A cor branca, representando paz e renovação, predomina na peça. O manto possui ainda uma faixa florida com duas tonalidades de verde, que significa a esperança e a ressurreição de todos os que têm fé. Todo o desenho do novo manto foi inspirado no arco do abside da Basílica Santuário, que fica sobre o altar-mor e emoldura a Sagrada Família de Nazaré, e, na porta do sacrário, também do altar-mor.
Os fiéis que lotaram a Basílica Santuário aplaudiram o novo manto com emoção. Sem esconder as lágrimas, dona Heloísa Vasconcelos, que forma um dos casais da diretoria da Festa de Nazaré ao lado do marido Augusto Vasconcelos, disse que o novo manto a fez relembrar os 20 anos que participa da organização da festividade.
A apresentação do manto foi aplaudida por centenas de fiéis que lotaram a Basílica Santuário na noite de ontem. Emocionada, Heloísa Vasconcelos, que forma um dos casais da diretoria da Festa de Nazaré ao lado do marido Augusto Vasconcelos, disse que o novo manto a fez relembrar os 20 anos que participa da organização do Círio.

Nenhum comentário: