segunda-feira, 8 de junho de 2009

Secretários debatem gestão pública em hospital de ensino

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza realizará amanhã e quarta-feira, no Hotel Beira-Rio, a partir das 9 horas, o I Seminário Gestão Pública de Hospital de Ensino: Compromisso de Excelência com a População. Estarão presentes na abertura do evento, a secretária Estadual de Saúde, Maria Silvia Comarú Leal, o secretário Municipal de Saúde, Antônio Vinagre, o diretor Geral do Hospital, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, a vice-reitora, Regina Feio e um representante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (Ufpa), além da participação de gestores e funcionários de outras instituições de saúde.
Segundo o professor Pedro Paulo Freire Piani, diretor acadêmico da instituição, O evento tem como objetivo central discutir o entrelaçamento do papel do hospital universitário na sociedade do conhecimento, com o uso cotidiano das novas tecnologias da informação, a importância da qualificação dos profissionais e o papel público e social destes órgãos para a saúde no Pará e no Brasil.
Segundo o professor Pedro Paulo Freire Piani, diretor acadêmico da instituição, o desafio permanente é o da prestação de um serviço de saúde de média e alta complexidade com a excelência. "Desafios que envolvem, desde o atendimento na recepção do hospital, passando pelas atividades dos gestores administrativos e a interação entre docentes, médicos residentes, enfermeiros e os preceptores para atender o paciente. Todos devem praticar a assistência com responsabilidade e a meta de acolher bem o usuário do Sistema Único de Saúde", detalha.

Perfil do usuário
O diretor do hospital, Paulo de Tarso Oliveira, fará uma conferência sobre a Gestão do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. Em seguida, os gestores do Grupo de Estudos e Pesquisas Estatísticas e Computacionais - GEPEC, da UFPA, farão uma Exposição da Pesquisa de Satisfação do Usuário do Bettina. "Se somados os percentuais dos níveis de satisfação bom (37,77%) e ótimo (52,94%), 90,71% dos usuários pesquisados consideraram muito boa a atenção recebida dos profissionais de saúde do Hospital Bettina. Os equipamentos da instituição são avaliados como bons e ótimos por 75,81% dos usuários", antecipa do diretor acadêmico.
A Mesa Gestão Pública de Hospitais de Ensino terá a presença do Superintendente da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Maurício Bezerra, do diretor Geral do Hospital Ophir Loyola, Paulo Soares e do diretor Geral do Hospital Universitário João Barros Barreto - HUJBB, Luis Moraes, além do diretor Geral do Hospital Bettina.
No último dia do evento, acontecerá uma mesa com o tema A Formação dos Profissionais de Saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS), que contará com a presença da coordenadora do Serviço de Psicologia do HUJBB, Ana Cleide Moreira, do coordenador do Multicampi Saúde da UFPA, Amaury Dantas e da docente do Curso de Obstetrícia da Universidade de São Paulo (USP), Jacqueline Brigagão.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Universitário Bettina Ferro

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim conta outra. Pesquisa encomendada meu. Vá lá ver o tamanho da fila, o número de cirurgias canceladas por conta de equipamentos que nao funcionam, fios de sutura que faltam, insatisfacao dos funcionarios...... Pergunte ao Ministério da Saúde porque este hospital ainda nao foi certificado como hospital universitario. Este evento é para que mesmo?