sexta-feira, 5 de junho de 2009

Guerra, o da paz, retorna. Fica o PSDB do jeito que estava.

Se não pacificou os espíritos incendiados dos tucanos paraenses, o certo é que o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), retornou a Brasília ontem mesmo, dia em que chegou a Belém, com a consciência tranquila de que pelo menos tentou semear a paz nos arraiais do senador Mário Couto e do ex-governador Simão Jatene, ambos pré-candidatíssimos ao governo do Estado, no pleito de 2010.
Guerra, conforme informou o blog, chegou acompanhado do secretário-geral do PSDB, o deputado federal Rodrigo Castro (MG), mais aecista do que o próprio Aécio Neves, o governador de Minas que disputa com seu colega paulista, José Serra, o direito de ser o candidato da legenda à sucessão do presidente Luiz Inácio da Lula da Silva.
Até ontem à noite, circulavam poucos detalhes sobre os encontros.
De concreto mesmo, sabe-se que Guerra ouviu os deputados das bancadas estadual e federal do PSDB na sede do próprio partido.
O ex-governador Almir Gabriel, que já está de novo em Belém, fez-se acompanhar de Mário Couto para receber o presidente nacional do PSDB. A reunião foi no sítio Ipitu, que Almir mantém na Rodovia do 40 Horas. Jatene, de seu lado, recebeu Sérgio Guerra em seu próprio apartamento, em Belém.
Ao que tudo indica, não houve recuos, não houve desistências. Os que estão com Mário Couto continuam com Mário Couto. A mesma coisa com os que apoiam Jatene. E tanto o senador como o ex-governador mantiveram a postura de pré-candidatos. E a realização das prévias, por enquanto, está descartada. Jatene é contra a idéia. Mário Couto é a favor.
Guerra anunciou que uma pesquisa qualitativa, a ser concluída daqui a mais ou menos 20 dias, deverá indicar qual o nome mais forte do PSDB para ser o candidato da legenda à sucessão da governadora Ana Júlia. Se der Mário Couto na cabeça, será Mário Couto. Se der Jatene, a mesma coisa.
Mesmo com essa pesquisa, no entanto, convém não acreditar inteiramente que ela – apenas ela – encerrará essa disputa.
Será preciso, além da pesquisa, combinar com os russos.
E o PSDB, hoje, está cheio de russos.
Cada um tem o seu.
Ou os seus russos.

11 comentários:

Anônimo disse...

Se a pesquisa for a do Mario Couto, vixe maria !
Pra resolver esse imbróglio, só o Data Folha.

Anônimo disse...

Enquanto isso.
Enquanto isso, os possíveis aliados são assediados pelo Simonal, aquele que dispensa apresentações, tá sabendo ?
Pois é, ele mesmo, em carne e osso, chamando uns e outros para uma conversa básica, sem compromisso.
Só pra se conhecer melhor.
Na base do simpatia, quase amor.
Né não, Anivaldo ?
Né não, Giovanni ?
Luluquefala.

Bia disse...

Bom dia, caro Paulo,

Esclarecendo, na preliminar, que estou alinhada aos russos “Jatenistas”, um dia lhe conto melhor o que penso - com um exemplar acontecimento nos idos de 1988 - sobre a autonomia dos diretórios partidários.

O fato do senador Mário Couto buscar a "paz" através da intervenção do senador Sérgio Guerra sugere sua fragilidade no partido e suas reiteradas declarações de que mantém sua candidatura a qualquer preço demonstram o desprezo que tem pelo PSDB e pelos seus filiados e lideranças. Assim como não são nada sinceras suas tentativas de unidade pois para ele a “unidade” só pode ser selada sobre a derrota das instâncias partidárias e pela derrota antecipada da legítima aspiração de qualquer outro – Simão Jatene ou José da Silva – de postular a indicação.

Não há direito de “herança” na política. E ainda que o PSDB do Pará tenha tido isto no seu “DNA” até 2006, vivemos novos tempos e o Partido se revigora ao enfrentar esta nova condição. Somando-se a isto o fato de não haver nenhuma sinceridade de alguns russos no trato das divergências, a Convenção é um excelente foro para dirimi-las, por quem tem o direito de fazê-lo.

Um abração pra você.

Poster disse...

Olá, Bia.
E em último caso, se nada der certo, todo porão a culpa nos russos, não é? (rssss).
Abs.

Anônimo disse...

é isso ai....como diz ana carolina e seu jorge na música.
mas tirei o chapéu para a minha querida ana celia pinheiro em seu blog onde diz:

O QUE HÁ, NO PSDB, É UM AMONTOADO DE QUIZÍLIAS, EM TORNO DE AMBIÇÕES E FANTASIAS PESSOAIS.

é meus amigos, cada filiado ou partidário tem seus intelectuais que merecem né não???

abs e um bom dia!!

Anônimo disse...

Sou tucano, não dos emplumados, porém tucano desde 1995 e concordo em cada vírgula com a companheira Bia, alinhada aos russos "jatenistas".
A fragilidade da candidatura do senador Mário Couto e do ex governador Almir Gabriel é enorme, além de contrariar a MAIORIA dos tucanos que, como eu, acredita que não só o PSDB como o Almir Gabriel devem essa para o Jatene que em 2006 abriu mão de seu direito de vir a reeleição.
Se o que o senador Mário Couto declara é verdadeiro quando diz que preza pela unidade do partido, que ele permaneça no senado, cargo para o qual foi eleito, e cumpra seu mandato até o fim e deixe o partido trabalhar para 2010.

Anônimo disse...

Pô meu, pô Bia !
Por que então vocês não topam ir para uma disputa democrática na convenção, para a escolha do candidato ?
Se vocês tem a maioria, o que está faltando ?
Existe coisa mais democrática, Bia ?
Ou você não acha ?
Ou não quer ?

Anônimo disse...

Querem saber o final desta polêmica? Jatene candidato a Governador pelo PMDB, vice do DEM, Jader pro Senado e vamos pro abraço. Culpa das Anas, Putys e Cia Ltda. Falando nisso, ela tá doida pra reconciliar com o Jader e agora ele nem atende... Conversa só depois da queda do Rasputim Puty-chibé... hehehehe

Anônimo disse...

A melhor chapa é Jatene e Valéria. A mesma de 2002, vitoriosa, e que deveria ter concorrido em 2006 para não termos chegado a tudo isso que está aí.

Anônimo disse...

Porque não a Valéria pra outra vaga do Senado? Ela só vai de carona? Que tal Jatene e Priante?

Anônimo disse...

Lascado mesmo está o PT com a Ana... Quando ela vai entender que tem que mandar o Rasputy embora? Depois que o Jader fechar com o Jatene? Aí já era Donana e ainda arrasta todo o PT junto. Donana tem que aprender a cumprir acordo, passar imagem confiável. Acaba com esse negócio de nomear aliado e zerar o orçamento... O Jader não acredita mais... Será que a Ana acha que o Lula vai forçar a repactuação com o PMDB? Eu não acredito... E a Ana sem o PMDB não ganha nem pra conselheira tutelar... Será que ela vai pedir pro Dudú retribuir o favor? Será que ela repactuando com o Jader o PMDB vai pras ruas? Lembrem do que ela fez pra Elcione, pro Priante... Tá duro, filha... Começa degolando o Rasputy...