quinta-feira, 21 de maio de 2009

Parsifal: “A Sespa sempre foi uma prelazia do governo”

A deserção de toda a diretoria – indicada pelo PMDB - do Ofir Loyola; a entrevista do deputado Jader Barbalho, presidente regional do partido, classificando de “coisa de fofoqueiros” e de “amontoado de bobagens” a auditoria da AGE que resultou na queda da diretoria do hospital, a definição do deputado Parsifal Pontes, líder da bancada peemedebista, de que está no DNA do PT não respeitar os aliados; e a entrevista-bomba do presidente do PMDB de Belém, José Priante, dizendo que o governo Ana Júlia não é do peru, mas do fuxico.
Tudo isso compõe o cenário de um capítulo – mais um – que teve o desfecho ontem, na Assembléia Legislativa do Estado, quando Parsifal anunciou publicamente que o partido resolveu abrir mão de todos os cargos na estrutura da Secretaria de Saúde, inclusive as Regionais da Sespa no interior do Estado.
Repita-se: apenas mais uma capítulo terminou.
Outros vão começar.
Quentíssimos.
Um mais quente que o outro.
“A Secretaria de Saúde sempre foi uma prelazia do governo Ana Júlia”, atacou o deputado Parsifal Pontes, em conversa com o repórter por telefone. “Em verdade, há muito que o PMDB não se sentia mais representado na Sespa com a secretária Laura Rossetti. E, ao entregarmos os cargos, deixamos a governadora à vontade para manter ou trocar quem quiser. E o PMDB mostra que não briga por cargos”, acrescentou o deputado.
Parsifal destacou que o gesto do partido não significa o rompimento. “Mas ficou mais claro que chegou o momento de avaliarmos se vale mesmo a pena ou não continuarmos no governo, e da forma como o governo tem tratado o PMDB”, disse Parsifal.
Nesse ponto, parece até que não era Parsifal falando, mas José Priante, presidente municipal do PMDB.
Leiam o que Priante disse aqui no blog, em conversa com o repórter no dia 7 de maio passado:

“O PMDB deve sair do governo Ana Júlia. Aliás, o partido já deveria ter saído e agora está perdendo uma grande oportunidade de deixar o governo. O momento é agora. É mais ético, mais digno, mais sensato sairmos do governo do que permanecermos nele e ficarmos reclamando.”

Agora, leiam o que Priante disse na entrevista-bomba à Rádio Tabajara, em entrevista ao vivo no sábado passado, dia 16:

“A permanência do PMDB no governo não é mais possível. Quando encontro com prefeitos, deputados, lideranças do interior, todos reclamam do tratamento do governo ao partido. É preciso, então, que o PMDB saia do governo e discuta os seus rumos, o seu destino, o seu projeto. Ou então que fique no governo, mas pare de reclamar. É mais ético, é mais digno.”

E mais: ainda na entrevista à Tabajara, leiam o que Priante disse ao se referir à Sespa na era Halmélio:

“Eu apenas indiquei o Halmélio. Mas ele procurou intimidades, procurou ter prestígio pessoal com a governadora e com familiares dela, que passaram a pautar o Halmélio. E a partir de então ele passou a não mais seguir orientações minhas.”

Se vocês leram bem, é certo que facilmente concluíram.
O PMDB, de fato, havia tempos já pulara fora do barco da Sespa, que primeiro teve Halmélio no timão e depois Laura Rossetti, ambos, vale ressaltar, não mais reconhecidos como indicações do PMDB.
E aí?
E aí que precisamos esperar os próximos capítulos.
Mas a corda continua sustentada apenas por um fiapo.
E a aliança – como também o fiapo -, não passa de um uma ilusão de ótica.
Basta ver, ouvir e ler o desenrolar desses enredos para constatar.

2 comentários:

Hilder Branco disse...

Esse discurso (encenação) de rompimento do PT/PMDB, feita pelo lider do PMDB Parsifal Pontes já virou até motivo de chacota, pra muita gente na ALEPA.
Muitos comentam que esse rompimento só ira se materializar no momento em que o dep. Parsifal Pontes perder o seu mandato para o Chicão; perder o Hospital Regional de Tucuruí; perder o Hospital Regional de Cametá; perder a Diretoria da Cosanpa em Novo Repartimento; e a sua esposa Ann Pontes perder a presidencia da Paratur.
Enquanto isso não acontecer, tudo que ele disser poderá ser desconsiderado. Garantem um grupo de parlamentares, inclusive de peemedebistas na ALEPA.

Antonio Freire disse...

Uma figura esse Priante!
Tudo que ele faz acho que tem um pouco de jogo de cena e, por trás, o seu poderoso primo!

http://www.raioxbelem.blogspot.com/