sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Senado aprova adicional de periculosidade para vigilantes

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou projeto de lei que concede adicional de periculosidade aos vigilantes, no valor de 30% de seus respectivos salários. A proposta, aprovada em decisão terminativa, abrange os setores de vigilância patrimonial e pessoal e de transportes de valores. A medida segue agora para a Câmara dos deputados.
Relator da matéria, o senador José Nery (PSOL-PA), destacou que o adicional destina-se a conferir um apoio financeiro em contraponto ao elevado risco que enfrentam os vigilantes no cotidiano do trabalho que realizam.
Pelo projeto (PLS 682/07), de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), esse adicional é calculado sobre os salários dos vigilantes, não abrangendo o valor de gratificações, prêmios ou participações nos lucros das empresas.
Para o senador Paulo Paim (PT-RS), que lembrou que esses profissionais defendem a vida de todos, é uma questão de justiça conceder adicional de periculosidade aos vigilantes, tal como já recebem os eletricitários e os carteiros. Paim promoveu na última semana amplo debate sobre as condições de trabalho dos vigilantes, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que preside.
O senador Flávio Arns (PT-PR), que também se manifestou favorável à decisão da CAS, avaliou que o adicional de periculosidade é positivo para esses profissionais, mas não é suficiente. Isso porque, na avaliação do senador, ele precisa ser complementado com a aprovação de medidas que melhorem as condições de trabalho da categoria, para diminuir os riscos da precariedade e da falta de organização das companhias.

Com informações da Agência Senado

22 comentários:

GENIO disse...

É JUSTO!!! GOSTARIA DE SABER SE OS GUARDAS MUNICIPAIS TERÁ DIREITO???

Anônimo disse...

É MAIS DO QUE JUSTO!!! EU TRABALHO EM FUNÇÃO DE DEFENDER O PATRIMONIO AO QUAL FOI-ME CONFIADO, USO COLETE, PISTOLA OU REVOLVER CALIBRE 38,E TAMBEM COM A ESPIGARDA CALIBRE 12. CONCERTEZA EU E TODOS MEUS COMPANHEIROS TEMOS DIREITO AOS 30% DE PERICULOSIDADE.

Unknown disse...

nossa que maravilha , e o senado foi bastatante claro e correto quando comentou que o resultado dessa luta é positvo mas não suficiente para uma classe de trablhadores esquecidos!trabalho em uma empresa que simplesmente dificulta todo ano nossa data base, ja iremos para a 2ª e ate agora nada, ficamos feliz e até nos sentindo "gente" de fato, e que outras melhorias venham cada vez mais.....

Anônimo disse...

é obrigação,pois todo o vigilante tem direito a um salário digno, nós ainda achamos pouco!

Unknown disse...

Até q enfim, estão nos vendo, agora espero q seja o mais rápido possível, pois não adianta ficar só no papel, e desde já agradeço a todos q estão fazendo para q se torne realidade.....

Unknown disse...

Que deus a bençõe que esse projeto se realize para q todos tenham condições de se sentir seguro e tranquilos...que essas medidas tranquilizem todos.

Unknown disse...

nada mais justo um benefício como o de periculosidade,já estava demorando para que os governantes tomassem essa medida importante. Parabéns a Senadora, e a todos que lutam por essa justiça!

Anônimo disse...

gostaria de saber se este beneficio vai ser estedido a todos que trabalhan na função de vigia nas prefeituras do estado de São Paulo

Anônimo disse...

mas do que justo todos tem direito a um salario digno somos proficionais. algumas empresas dizem so recebem periculosidade quem trabalha em area de risco ai eu digo todas area e area de risco trabalhando armado ou nao porque esta cuidando do bem a qualquer momento podendo ser supreendido obrigado a o senado esta mais do que certo

Anônimo disse...

Mais do q justo,colocamos a nossa vida,em defesa do patrimônio,e ganhamos um salário de fome,até que enfim temos uma chance de mostrar realmente o nosso valor..

vandin disse...

Diariamente companheiros perdem a vida defendendo o patrimonio publico, privado e salario que não condiz com o alto grau de risco encontrado nos postos de trabalho.
Mesmo assim muitos trabalhadores ingressam nesta nobre profissão a cada dia. Nossa classe esta acompanhando atenta o andamento deste progeto e toda nossa atenção aqueles que no senado e na camara tem abraçado nossa causa.
Abraço a todos, e
até o bater do martelo.

Unknown disse...

A Sociedade não pode fechar os olhos para esta classe que muito faz para defender Patrimônio e a integridade física nela que trabalham.
Os Lobbys que estão tentando tirar o direito de 30% de adicional de risco dizendo que a profissão que exercemos é risíveis contra o acréscimo por periculosidade.
Quantos colegas que perderam suas vidas para defender Patrimônios e quantos além vão perder com esse salário de 885,39 e o nosso sindicato que mais parece defender empresas Patronais do que defender a classe bom dizem que o presidente do sindicato dos vigilantes é Empresário de serviços de Segurança, ai explica o fingimento que ele está sempre do nosso lado dizendo pela categoria vamos lutar. Fala sério!!

BENTO disse...

gostaria.que todos os deputados fosse unanimes na hora de votar pois nos somos uma classe de prafissionais que trabalhamos em prol da defesa da segurança da vida de todos,presizamos ser reconhecido.obrigado.

Daniel disse...

Parabéns a Senadora Serys autora do projeto e aos outros representantes da nação!Que apóia esse direito(Diga-se de passage muito justo).Isso prova que tem políticos q se interessa sím a classe trabalhadora deste País.

Anônimo disse...

isto é o minimo que todos os profisionais da aere de segurança deve receber pois esta é uma profisõe de muito risco.

joão barros.-df

RODRIGO disse...

parabéns aos senadores que aprovarão esse projeto espero companheiros que logo os deputados tamém aprovem porque nois ganhamos pouco pelo o nosso trabalho e ariscamos nossas vidas por tão puco abraço a todos os companheiros vigilantes

Anônimo disse...

Finalmente fazem algo bom para nossa categoria. Só gostaria que o Deputado José Genuíno se retratasse perante nossa categoria em função do parecer que deu no PL4340/2008 em que foi o Relator e para justificar seu parecer contra o Porte de Armas para Vigilantes fora do horário de trabalho deixou a entender que todos nós faziamos parte de grupos de extermínio, e isso não é verdade. Obrigado.

Anônimo disse...

Não faz uma semana que assasinaram um de nossos companheiros a sanque frio,dentro da quarita do seu posto de serviço,com o unico objetivo:Toma a arma do mesmo.obs:Ele não reagiu,mais,mesmo assim foi morto,brutalmente e sem pudor.Agora pergunto aos senhores deputados e senadores deste pais, é justo ou não o risco de vida,será que,este jovem de apenas 23anos,que nuca mais verá seus filhos de novo,não merecia este risco de vida tão polemico.Pensem bem senhores no que estão fazendo com está classe tão sofrida.obs:isso aconteceu em são luis do maranhão,as 19:00 no termino de seu plantão.

EVANDRO disse...

se avaliar-mos à nossa importância nesse país,sem o vig ñ funciona nada,inclusive ajudamos na segurança do estado,pois à nossa polícia ñ consegue dar segurança à todos,ficando a nós à competência de ajudar-mos o estado nessa tarefa e com um ingrediente,sem contar com um salário mais baixo de toda as categorias trabalhistas somos sacrificados por um sindicato que ñ nos representa,q usa a categoria para benefício próprio e dos empresários devemos lutar para escolher um representante q nos devenda de verdade e abaixo esse sindicato,fora BANDEIRA e toda corja safada q finge ser oposição e na hora H vende o voto.o contrário o vig é a única categoria q tem q provar de todo q é jeito ser um cidadão acima de qualquer suspeita,eu queria vê se esse sindicato conseguiria provar assim como o vig.AOS VIGS CONSCIÊNCIA DA NOSSA IMPORTÂNCIA,SÓ ASSIM PODEREMOS CONSEGUIR OUTRAS CONQUISTAS.

Anônimo disse...

jair e davi

gostariamos muito que as altoridades competentes olhaçe para nossa classe que esta defazada

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE O AUMENTO É BALELA OU VAI DE FATO VINGAR , O AUMENTO DE 30% É PARA O PISO SALARIAL , OU PARA O VALOR TOTAL DO SALÁRIO?
E-MAIL:COROADEFOGO@HOTMAIL.COM
CASO ALGUEM ESTEJA MAIS INTEIRADO NO ASSUNTO E POSSA ME ESCLARECER DÚVIDAS , OBRIGADO.

Unknown disse...

marcio é correto que nós vigilantes tenhan direito sobre os 30% de periculosidade, mas se eles não querem pagar, pelo menos nos deen um salário digno de tal profição