terça-feira, 25 de novembro de 2008

Se o Diário não tiver mentido, então Carmona está com razão


O deputado Martinho Carmona está mesmo dizendo a verdade.
O que o parlamentar diz, em amparo às suas pretensões de ser candidato a presidente da Assembléia Legislativa com o apoio do deputado Jader Barbalho e da bancada do PMDB na AL, é a mais pura verdade.
Se não for verdade o que Carmona anda dizendo, então o próprio jornal de propriedade do presidente regional do PMDB, Jader Barbalho, não diz a verdade.
O que Carmona diz?
O deputado tem repetido à exaustão que, na noite de 5 de janeiro de 2007, reunidos ele, Jader e outros deputados peemedebistas na sede do Diretório Regional do PMDB, ficou acertado que Carmona abriria mão de suas pretensões de ser candidato a presidente da AL em favor de Domingos Juvenil, que presidiria – como preside – a Casa no biênio 2oo7-2008. Em contrapartida, Carmona seria o candidato da bancada para o biênio 2008-2009.
Não acredita que isso seja verdade? Não acredita que houve o acordo?
Então dê uma olhadinha aí em cima e, para ver melhor, clique nas imagens.
O blog foi consultar coleções antigas, com base nas datas oferecidas pelo deputado Martinho Carmona e comprovou que o parlamentar diz a verdade.
Isso aí que você vê é uma matéria publicada no Diário do Pará, o jornal de Jader, no dia 6 de janeiro de 2007, página A5.
Observem o início da matéria do Diário, que tem o título de “Juvenil é o candidato oficial do governo” (imagem do alto)
Está escrito no início (imagem do meio): “O deputado estadual Domingos Juvenil (PMDB) é o candidato oficial do partido à presidência da Assembléia Legislativa do Estado. A decisão foi tomada ontem à noite [portanto, no dia 5 de janeiro de 2007] durante reunião entre parlamentares da bancada peemedebista, na sede do partido.”
Está escrito no final (imagem acima): “Segundo o deputado federal Jader Barbalho, presidente do partido, o PMDB confia no apoio do governo estadual e de outras forças políticas [para a eleição de Juvenil]. A reunião definiu que Domingos Juvenil será o candidato do partido para o primeiro biênio de mandato, enquanto Martinho Carmona será o candidato para a segunda metade”.
Está aí.
O Diário do Pará, jornal de Jader, é que o disse: “A reunião definiu que Domingos Juvenil será o candidato do partido para o primeiro biênio de mandato, enquanto Martinho Carmona será o candidato para a segunda metade”.
Gonçalo Duarte, o inesquecível vereador a que muitos chamavam de filósofo do Jurunas, criou a expressão que passou para o folclore: “Nos vamos ter que desvotar” – ou seja, desfazer o que já havia sido decidido. Desdecidir, se quiserem.
Neste caso, e diante da presunção de que o Diário do Pará não diria uma mentira, há de se concluir que houve mesmo acordo.
Qual a saída? Desacordar, desfazer o acordo. Devotar. Desdecidir.
Podem alegar que as condições agora “são outras”.
Podem alegar o que quiserem.
Mas que houve o acordo, isso houve.
Sem dúvida.
A menos que o Diário tenha mentido.
Mentiu?

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, caro Paulo:

saudações e saudades.

Sobre o post, ando rindo sozinha: em terra de Pinóquios, que cada um zele pelo seu nariz.

Abração.

Victor Furtado disse...

Bemerguy, quem tem ido às salas de cinemas do monopólio Moviecom, no Shopping Castanheira, tem se deparado com salas quentes. É que somente 50% dos aparelhos de ar condicionado estão funcionando. Porém, a situação se repete há meses, o que irrita clientes, chateados com o preço salgado dos ingressos.

Poster disse...

Olá, Bia.
Você estava desaparecida.
Foi pra Pasárgada (rsssss).
Abs.

Poster disse...

Caro Victor,
Vou divulgar sua reclamação na ribalta.
Abs.

Anônimo disse...

DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DA ALEPA:
1.Os deputados são súditos da presidência da Alepa ou cidadãos que representam, temporariamente(mandato), os direitos e interesses de outros cidadãos(os eleitores, o povo)?
RESPOSTA:Os deputados não deveriam se comportar como súditos.Pois, se assim se comportarem, estarão traindo o povo e seu voto. Os deputados são cidadãos que representam outros cidadãos. Por isso, não deveriam se submeter ao "príncipe", que os trata como súditos sem qualquer retorno presente ou futuro(até porque nele não se pode confiar).Com efeito, a presidência da Alepa não deveria ser usada para subjugar os direitos e interesses dos cidadãos aos de uma pessoa.

Anônimo disse...

Lição básica de Maquiavel: se as condições em que você vive são diferentes das condições em que você fez as promessas, então não as cumpra.



Victor Picanço

Anônimo disse...

Sim e daí essa coisa de acordo!? O Carmona é um chato q vive chorando pelos cantos pq meteu na cabeça q quer ser presidente da Alepa a vida toda.