quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O governo criou um herói

No Blog do Noblat, sob o título acima:

O que temos até agora de concreto contra a maneira como o delegado Protógenes Queiroz comandou a operação que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, do especulador Naji Nahas e no ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, fora outras figurinhas nem tão carimbadas assim?
Temos que ele usou nas investigações agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o que é ilegal. O uso dos agentes pode até mesmo remeter para o lixo parte do trabalho feito pelo delegado.
Temos que ele pediu a prisão de uma jornalista que publicou reportagem sobre a operação antes de ela ser deflagrada. O juiz De Sanctis recusou o pedido. Entendeu que a jornalista exerceu seu papel.
Temos que o delegado, em seu relatório inicial, dissertou sobre assuntos alheios à operação, se perdendo em considerações desnecessárias e algumas estapafúrdias.
E temos que ele escondeu informações dos seus superiores por não confiar neles. Desrespeitou a hierarquia.
Haverá mais coisas que não me ocorrem no momento?
Pois bem: aos olhos do distinto público, o que pesa até aqui contra o delegado parece irrelevante para condená-lo à execração. Ou mesmo para que ele seja punido.
Queiroz provocou a prisão de notórios personagens suspeitos de terem se envolvido em tenebrosas transações - e é isso o que conta a se dar ouvidos à voz rouca das ruas.
A libertação relâmpago de tais personagens reforçou o sentimento coletivo de que ricos e influentes neste país conseguem ficar impunes.
Contra sua vontade, o governo criou um herói que se populariza rapidamente - o mais destacado inimigo da corrupção no país e, por fim, um injustiçado. Que teve seus instrumentos de trabalho apreendidos e seus endereços vasculhados por ex-colegas.
Queiroz deveria agradecer aos seus desafetos.

Nenhum comentário: