sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mário Couto versus Fátima Cleide, o duelo

O Espaço Aberto informou, nesta quinta-feira (06), sobre a virulência do discurso pronunciado na sessão do dia anterior pelo senador Mário Couto (PSDB-PA), que bombardeou com pesadas críticas a governadora Ana Júlia Carepa, com base em nota publicada na coluna de segunda-feira passada do jornalista Guilherme Augusto – a quem o tucano se referiu como Guilherme “Humberto” -, no jornal Diário do Pará.
Os leitores podem agora conhecer, na íntegra, os termos em que se travou o debate entre Mário Couto, o acusador, e a senadora petista Fátima Cleide (PT-RO) - na foto, extraída da Agência Senado - que defendeu irresolutamente a governadora Ana Júlia dos ataques.
Clique aqui para ler a íntegra dos debates, conforme as notas taquigráficas do Senado:
Abaixo, leia o trecho da contenda verbal entre Couto e Fátima Cleide:

--------------------------------------

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Vamos fiscalizar o DNIT. Vou mostrar à sociedade brasileira a corrupção que existe dentro do DNIT. V. Exª não tenha dúvida nenhuma disso. Concordei, liberei para meu Líder fazer o acordo que quisesse. Sou soldado dentro do meu Partido, sou fiel ao meu Partido, respeito todas as condições que o Partido me impuser, mas não vou desistir daquilo em relação ao qual acho que a Nação está me cobrando: mostrar a ela por que as estradas brasileiras estão quebradas, porque o Diretor-Geral do DNIT não aplica corretamente o dinheiro.
Mas, Presidente, vou descer da tribuna. Quero apenas fazer um rápido comentário em relação ao que vi na TV Globo, ontem à noite. Uma criança de 12 anos, Senadores, Senador Valter Pereira, no meu Estado... Isso já é normal. Canso de falar, sempre falo todas as vezes em que venho a esta tribuna, que meu Estado está em estado de guerra. Os bandidos tomaram conta do Estado do Pará! É o Estado mais violento da Nação hoje. A Governadora do meu Estado não toma nenhuma providência em relação a isso; o Presidente da República, nenhuma; o Ministro da Justiça, que já deve estar cheio de receber vários e vários ofícios meus, pedindo que ele, imediatamente, interfira no Estado do Pará, também não.
Ontem, mais um crime bárbaro: os ladrões, os bandidos chegaram a uma rua. Um garoto de 12 anos, vendo o risco pelo qual o outro, de seis anos, passava, abraçou o de seis anos e morreu. Isso já é comum no Estado do Pará.
Eu trouxe aqui, Senador, uma reportagem. Hoje, existe um tipo de crime novo no Estado do Pará, chamado “crime dos piratas”. Eles assaltam na Ilha do Marajó, de dia e de noite. Sessenta embarcações são assaltadas por mês. Sessenta! Cansaram de assaltar em terra e foram para o mar. Estão assaltando no mar. Agora, um fato triste. Este é o fato mais triste. Pergunto: onde está a Governadora do Estado do Pará, aquela Governadora que foi aos palanques dizer que ia acabar com a violência no meu Estado? Onde está essa senhora? Está aqui. Vou mostrar à Nação brasileira. Está aqui. V. Exª está olhando? Está aqui: na mesa de um bar. Não sou eu que estou falando isso. Enquanto a população paraense é assaltada, pisoteada, destruída, assassinada – diz o jornal Diário do Pará, na coluna do Sr. Guilherme Humberto –, o jornal mostra esta senhora sentada num bar; e diz que semanalmente – mais: diariamente – ela vai ao bar e fica até de manhã. Fica até de manhã! Isso são cenas deploráveis para um Estado produtor, para um Estado que tem um potencial turístico imensurável, para um Estado de gente trabalhadora, mas que morre sem nenhuma proteção; que morre barbaramente. Enquanto isso, a Governadora passa a noite em bares bebendo. E não sou eu que estou dizendo isso; é a imprensa do meu Estado que está falando e mostrando.
Governadora Ana Júlia, tenha piedade, Governadora! Tenha dó do povo paraense, invista em segurança, Governadora! Não deixe mais que amanhã caiam dois, três, quatro paraenses assassinados barbaramente, como foi o caso desse menino de 12 anos. Tome providências, Governadora! Pare de beber, Governadora!
Não tenho nada a ver com sua vida, Governadora, mas a bebida atrapalha, Governadora! A bebida atrapalha, Governadora! Faça ideia como V. Exª amanhece no dia seguinte, de ressaca, sem poder raciocinar, Governadora!

(Interrupção do som.)

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Faça isso não, Ana Júlia! Faça isso não! Trabalhe, Governadora! Trabalhe! Deixe de beber. Não tenho nada contra sua vida particular, mas a senhora está exagerando. Isso é vergonhoso! Isso é vergonhoso para um administrador público, para um Governo. Beba! Beba na sua casa. Não vá para bar, não! Beba lá no fundo do teu quintal, beba lá na tua casa, na varanda da tua casa. Convide tuas amigas e teus amigos, mas não vá para bar, não! Um ato desse desmoraliza V. Exª, e traz aos bandidos a certeza de que o Pará não tem dono! Traz a certeza aos bandidos de que o Pará está entregue às baratas. Um ato de uma Governadora dessa! A pessoa entra no bar e vê aquela Governadora bêbada. O que o ladrão, o assassino, o bandido...

(Interrupção do som.)

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – ... pode pensar? O que ele pode pensar? “É natural. Aqui não tem dono, aqui ninguém tem moral.”
O Pará está entregue. Podemos assaltar a hora que quisermos. E aí vão as vidas, e aí as famílias a chorar a perda dos seus queridos.

[...]

A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT – RO) – Senador Mário Couto,...
O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Pois não.
A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT – RO) – Senador Mário Couto, quero aqui externar a minha solidariedade ao povo do Pará pelo lamentável episódio ocorrido com aquela criança de doze anos de idade. E, a exemplo do que disse o Senador Valter Pereira, infelizmente, essa questão da violência não se restringe a um único Estado neste País. No meu Estado, neste exato momento, pelo menos três barreiras estão sendo feitas pela população para exigir segurança. Diferentemente do meu Estado – sei que a Governadora Ana Júlia tem feito um esforço muito grande junto ao Governo Federal, levando programas como o Pronasci (no meu Estado não foi feito isso, Senador Mário Couto, infelizmente), sei que a Governadora Ana Júlia está fazendo todo esse esforço –, mas, quero dizer ao senhor que fico indignada todas as vezes que ouço os seus pronunciamentos a pessoa, a vida particular da Senadora Ana Júlia. Mas, agora, o senhor fez uma acusação que eu considero grave: acusar a Senadora Ana Júlia – o que está nos jornais, Senador Mário Couto, a gente sabe exatamente como é que chega – de bebedeiras. Eu quero lhe dizer que fui companheira da Senadora Ana Júlia enquanto ela aqui esteve como Senadora, da Governadora Ana Júlia e, ...

(Interrupção do som.)

A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT – RO) – ... várias vezes – Sr. Presidente, muito obrigada – tive a oportunidade de acompanhar, a jantares, a Senadora Ana Júlia e nunca a vi, Sr. Senador, com a postura com a qual o senhor e a imprensa do Estado do Pará se referem à Governadora Ana Júlia. Eu gostaria de fazer um apelo ao senhor, que diz respeitar a vida pessoal: que o senhor retire essas acusações e essas falas, porque elas, infelizmente, não engrandecem o seu pronunciamento, que tem, tenho certeza, um sentimento de responsabilidade muito grande com o povo do Estado do Pará. Era isso, Sr. Presidente, que eu tinha a apartear o Senador Mário Couto.
O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Senadora, eu posso até pedir desculpas à senhora; se a senhora quiser eu peço. Não tenho nenhuma dificuldade em fazer isso.

(Interrupção do som.)

A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT – RO) – Não é a mim, Senador Mário Couto, é ao povo do Estado do Pará, que elegeu a Senadora Ana Júlia Governadora.
O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Eu a escutei, tenha calma. Paciência, tenha calma.
A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT – RO) – Eu estou com a maior paciência do mundo também. Ouvi todas as suas grosserias e estou apelando para que o senhor peça desculpa ao povo do Pará e à Governadora Ana Júlia.
O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Desculpe, Senadora. Posso até pedir desculpas à senhora pelo aborrecimento que lhe causei. Eu sei que a senhora é amiga da Governadora. Aliás, logo que aqui cheguei, ao falar da má administração da Governadora, V. Exª disparou dali contra mim. Disparou. E a agora o faz novamente. E não vai me calar nunca, Senadora. Eu respeito o meu povo e defendo o meu povo. O meu povo está...
A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT – RO) – Nem é minha intenção lhe calar, Senador. Eu só espero respeito, principalmente com a mulher brasileira, que hoje é representada pela Governadora Ana Júlia.
O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Tenha calma, tenha paciencia, não se irrite.
A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT – RO) – Estou calmíssima.

[...]

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Eu lhe escutei, agora me escute. Vou terminar.

[...]

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Senadora, eu vim aqui representar o meu Estado. Morrem três paraenses por dia; doze em cada final de semana. O Pará, hoje, é o Estado, está estatisticamente comprovado, em que mais cresceu a violência. Enquanto isso, os jornais publicam a Governadora bebendo. Eu vou ler isso para a senhora. Eu não quis ler exatamente para não ser mais contundente e para não ofender. Eu não quis ler. Mas, como a senhora provocou, eu vou ler o que está escrito nos jornais. Vou ler: “Locomotiva” – uma boate em Belém, de baixo nível – é o título da nota. Vou ler para a senhora. Eu não queria ler, mas olhe aqui: “A Governadora foi vista na terça-feira passada...”

[...]

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Eu não queria ler isso. Não sou eu quem está inventando, é a imprensa que está colocando.
Enquanto isso, morre criança, lá, de seis anos. Enquanto isso, se servem de uma criança na prisão, em Abaetetuba. Enquanto isso, os ladrões tomam conta do interior do Estado. E aí eu não tenho de falar?

[...]

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB – PA) – Desculpe-me, Senadora. Desculpe-me.

[...

O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) – Eu quero pedir desculpa à senhora. Quero pedir desculpa à senhora pelo aborrecimento que lhe causei. Quando vier à tribuna defender o meu Estado, tape os ouvidos, mas é minha obrigação fazê-lo.
Muito obrigado.

22 comentários:

Newstein disse...

Poster, por favor, poste o vídeo, alguém tem o vídeo???

Anônimo disse...

Nenhum Senador pode mentir, se mentir vai para o Conselho de Ética. O nosso Senador Mario Tapiocouto, não poderia dizer de maneira alguma que a nossa Governadora está magra, pois ai certamente ele iria para o Conselho de Ética.

Anônimo disse...

Basta ler isso para entender o porque o povo do Pará quer que Mário Couto seja Governador. O Pará precisa.

Poster disse...

Não sei, Newstein.
Vou procurar no YouTube.
Abs.

Anônimo disse...

Enquete:

Sonhei a noite toda com os dois se engalfinhando às porradas em meu telhado.
Em quais bichos devo apostar? Ajudem-me!

Anônimo disse...

O que se Vê é um exemplo de preconceito machista, a visão de que a mulher se quizer ter lazer, prazer, tem que , no máximo, ficar em casa, escondida. Se essa mulher é ainda solteira, tem poder, administra um estado, aí é que incomoda mais. Vi sim a governadora jantando na casa de vinhos de propriedade do enólogo Sílvio Sá, e digo que o que me impressionou foi a simplicidade de uma governante que anda sem grandes aparatos de segurança, fala livremente com todo mundo, e sabe comportar-se com elegância, sem nenhum arranhão sobre a dignidade do cargo que ocupa. O que me impressiona é esse tipo de patrulhamento falso moralista ainda ter repercussão na sociedade, e agora ser feito pór uma pessoa que notóriamente tem seu passado vinculado a exploração do jogo do bicho, uma contravenção penal - esse é que vem falar de decoro?

Anônimo disse...

Acho que é papel do senador defender os interesses do seu estado, mas daí enveredar para a mesquinharia machista é de última. E pensar que o senador pretende ser governador do Pará! É com esse preconceito que ele trata as mulheres? Será que vai dispensar os votos femininos?
O Pará insiste em ser a vanguarda do atraso.

Anônimo disse...

Esse senhor é um oportunista de baixíssimo nível! Um fanfarrão de marca maior... UMA VERGONHA!!

Anônimo disse...

pergunte ao senador paraense, ô das 11:57.

Anônimo disse...

Eta Pará pai dégua, brigas porque chamaram de gorda a nossa estimada Governadora! Deveriam era brigar pelo engrandecimento do nosso Estado que vai de mal a pior com este tipo de representantes que temos. Nunca estivemos tão bem representados nos poderes legislativo e executivo como agora. Recorrer a quem? Se nem Bispo temos mais!

Anônimo disse...

Mário Couto é senador, não é? Pois representa bem o senado comandado por Sarney, defendido por Renan. Primeiro, é mentiroso, nunca a nota de Guilerme Augusto diz que a governadora bebe diariamente até o amanhecer - só isso já mostra a total falta de caráter ( e decoro, o que dá cassação) do senador. Nunca a nota fala na boate Locomotiva - e aí pode se ter noção do nível moral do senador Mário Couto. Ele faz jus mesmo à atual representação do senado brasileiro - um mar de lama.

Anônimo disse...

Provavelmente você deve ter uma galhada na testa anônimo das 11:57, misturando isso com seu pesadelo acho melhor você jogar no boi ou no veado

Anônimo disse...

O Senador Mário Couto tem razão,nós paraense estamos totalmente a mercê da bandidagen, o governo do estado não haje de forma consistente para conter a elevada criminalidade em nosso estado;pelo amor de Deus senhores Deputados Estaduais façam alguma coisa por nós.

Anônimo disse...

Anônimo das 15:59,
Provavelmente minha galhada na testa foi providenciada por meu marido. Resta saber exatamente com quem: você não desconfia?

Poster disse...

Anônimos das 15:59 e das 20:26.
Com discussões desse nível, não podemos reclamar do Senado, não é?
Basta!
Abs.

Anônimo disse...

Pois é, poster, quem começou foi o anônimo das 15:59. Com todo respeito, você deveria ter moderado o comentário antes de publicá-lo.
Abraços.

Anônimo disse...

Bem do Senado e nem do poster que não mediou os comentários, não é?

Anônimo disse...

Anonima das 29:26 nesse caso eu acho que vai dá vaca

Anônimo disse...

Mais uma vitória da Ana Júlia contra o Pará:

Anac fecha as portas em Belém e vai para Manaus (Diário do Pará, hoje)

Anônimo disse...

Anônimo das 11:19, o resultado saiu aora a pouco e deu burro.

Anônimo disse...

Anônimo das 16:59, o resultado deve ser em homenagem ao povo do Pará que elegeu este senador para chamar de seu...

Anônimo disse...

Não, anônimo das 16:59, o resultado não é em homanagem ao povo do Pará. Ah! Mas não é mesmo! Entendeu? Não? Que pena!