sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Assaltantes matam empresário a tiro e enfrentam a polícia

No AMAZÔNIA:

O empresário Eduardo Aurélio Bitar Lima foi assassinado no início da noite de ontem, durante uma tentativa de assalto, no bairro do Cruzeiro, em Icoaraci. A vítima havia acabado de chegar de Soure, na ilha da Marajó, e vinha sendo monitorada pelos bandidos desde o embarque ainda na ilha. A polícia não forneceu mais informações sobre o empresário morto. Policiais civis e federais que estavam em Icoaraci investigando a ação de uma quadrilha envolvida em assaltos a banco, presa durante o final da manhã, ouviram os tiros e partiram para cima dos acusados. Houve troca de tiros e um dos acusados foi baleado e morreu. Outros três envolvidos estão presos.
O fato ocorreu no cruzamento da travessa Itaboraí com a rua Manoel Barata, no Cruzeiro, em Icoaraci. Foram momentos de terror para os moradores da área, que ficaram sob fogo cruzado. No local do confronto, testemunhas disseram que duas crianças haviam sido baleadas de raspão durante a troca de tiros. Essa informação não foi confirmada pela polícia.
O delegado Ivanildo Santos, diretor da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), explicou que uma equipe mista de policiais civis e federais estava em Icoaraci dando continuidade às investigações da operação 'Coruja'.Os policiais monitoravam a área quando ouviram barulho de tiros. Em carros descaracterizados, os policiais chegaram a ver dois homens em uma moto e um Palio branco, próximo ao carro da vítima, minutos após os primeiros disparos.
Tiroteio - A polícia seguiu em direção aos acusados e foi recebida a tiros. Um dos disparos atingiu a maçaneta da viatura policial. O carro da polícia conseguiu bater na moto dos acusados, evitando a fuga de dois deles. Outros dois bandidos tentaram fugir a pé. Um deles foi rapidamente imobilizado, mas o quarto ainda pulou muros e tentou fazer uma família refém. Houve nova troca de tiros e o acusado, ainda não identificado, foi atingido por dois tiros e morreu a caminho do Hospital Abelardo Santos.
Os homens presos foram identificados como Jailfferson Carlos Alves de Araújo, Fernando Hideo Souza Nomoto e Deivid Almiro Araújo Nóvoa, o 'Dentinho'. O bando estava atrás da vítima desde o embarque dela em Soure e pretendia roubar R$ 10 mil que o empresário trazia no carro.
Informante - Segundo o diretor da DRCO, um informante avisou aos comparsas sobre o embarque do empresário ainda no porto do Camará, em Soure. O restante da quadrilha esperou pela chegada da vítima em um bar, no trapiche de Icoaraci.
Eduardo estava acompanhado de um dos funcionários dele. Tão logo desembarcou em Icoaraci foi seguido pela moto e pelo Palio de cor branca. A dupla na moto anunciou o assalto, mas o empresário tentou fugir, acelerando o veículo. Ele foi impedido a bala pelos bandidos. Eduardo foi atingido ainda dentro do veículo e foi socorrido, mas morreu no local, já fora do carro. A lateral do carro da vítima, crivada de balas, revelava a violência da ação da quadrilha.
Após as prisões e o baleamento de um dos acusados, dezenas de pessoas, revoltadas com a morte da vítima, investiram contra os policiais para linchar os acusados, que chegaram a ser tomados das mãos da polícia e espancados.
A polícia já sabe que a quadrilha conta pelo menos com mais um membro, que seria o informante. Esse homem ainda está sob investigação. Foi ele quem avisou os bandidos que o empresário trazia consigo alta quantia em dinheiro e ainda embarcou na mesma balsa junto com a vítima. 'O informante foi único que conseguiu fugir, mas esperamos identificá-lo e prendê-lo em breve', garantiu o delegado Ivanildo. O dinheiro que o empresário trazia estava desaparecido até o final da noite de ontem.

Nenhum comentário: