sábado, 29 de novembro de 2008

Ação ataca tráfico em bairros

No AMAZÔNIA:

Dez pessoas presas em flagrante, quatro bocas-de-fumo desmobilizadas e mais de 200 petecas de pasta base e 160 gramas de cocaína apreendidos foram os resultados da operação 'Chifre de Ouro', desencadeada na madrugada de ontem pelo Grupo de Policiamento Metropolitano (GPM) da Polícia Civil nos bairros do Jurunas, Guamá e Marambaia. Flagrados enquanto compravam e vendiam entorpecentes, os acusados foram conduzidos à delegacia do Marco e autuados em flagrante por tráfico de drogas, formação de quadrilha e porte ilegal de armas.
Segundo o delegado Eder Mauro, coordenador do GPM, a operação 'Chifre de Ouro' foi resultado de duas semanas de investigação motivadas por denúncias anônimas de moradores dos bairros. 'Eles não agüentam mais a situação de violência que toma conta desses bairros (Jurunas, Guamá e Marambaia), e sabem que a culpa disso tudo está em muito relacionada à atividade do tráfico. Por isso, começamos a receber telefonemas quase todo dia denunciando os pontos de comércio', afirmou à reportagem.
Por conta da ligação existente entre as quatro bocas-de-fumo que mais foram denunciadas pela população, a idéia foi elaborar uma ação que as atacasse ao mesmo tempo – o que foi posto em prática a partir das 5 horas de ontem, quando seis policiais do grupo, mais dois agentes da delegacia do Marco, invadiram as casas e surpreenderam os traficantes.
Presos- Sem esboçar reação, os acusados - identificados como Helena Cláudia Moreira de Miranda, Magnólia Lima Rego, Florisvalda Moreira de Miranda, Tarcílio Tavares de Miranda, Douglas Moreira de Miranda, Reginaldo Abreu dos Santos, José Roberto Cardoso de Castro, Fábio Henrique Barros, Carla Cristina Moreira de Miranda e Anderson Cleyton Coelho Paia, o 'Cebola' - foram presos e levados à delegacia para prestar depoimento. Apenas um deles tentou fugir pelo telhado da casa, mas sem obter sucesso.
Além de prender os traficantes, os policiais encontraram nas casas mais de 200 petecas de pasta-base de cocaína, além de 160 gramas da droga ensacados e prontos para o consumo. Junto aos entorpecentes, havia um revólver calibre 38 carregado e uma quantia considerável de dinheiro em notas de R$ 2 e moedas. Todo o material foi encaminhado à delegacia para que seja periciado.
Apesar de estarem distribuídos entre as bocas-de-fumo, os dez criminosos presos na operação formam uma quadrilha já investigada desde o início do ano, quando seu antigo comandante, identificado como 'D.O.', foi preso em flagrante por agentes da Polícia Civil. Sua ex-mulher, Carla Cristina, acabou se unindo a 'Cebola', de 24 anos, para chefiar a rede de tráfico, que é responsável pelo comércio e atravessamento de entorpecentes nos três bairros em que a operação do GPM agiu.
Por conta disso, os dez acusados acabaram recebendo a autuação por formação de quadrilha, que, de acordo com o artigo 288 do Código Penal, prevê de 1 a 3 anos de prisão. De acordo com Eder Mauro, é difícil precisar se 'D.O.', que chefiava o bando, está solto, mas a Polícia Civil deve se encarregar de investigar a rede do tráfico e impedir que ela se estabeleça novamente. 'O importante é evitar que eles se organizem de novo. Esta rede é responsável pela circulação de drogas e geração da violência de três áreas críticas de Belém', alerta o delegado.

Nenhum comentário: