quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Mulheres ganham aliados

No AMAZÔNIA:

Os homens paraenses interessados em participar de uma campanha pelo fim da violência contra as mulheres devem acessar o site www.homenspelofimdaviolencia.com.br, criado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. O endereço eletrônico objetiva arrecadar um milhão de assinaturas em todo o País até o dia cinco de dezembro. Os que assinarem se comprometem publicamente a contribuir a para a implementação integral da Lei Maria da Penha e pela efetivação de políticas públicas que visem o fim de qualquer forma de violência contra as mulheres. Ontem de manhã, o vice-governador do Estado, Odair Corrêa, acompanhado por assessores e funcionários da vice-governadoria, aderiu ao movimento e lançou a campanha do 'Laço branco: homens paraenses pelo fim da violência contra as mulheres', que faz parte da campanha nacional, intitulada 'Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres'.
De acordo com o diretor de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Romano, que também participou do ato, tanto a iniciativa paraense quanto a nacional fazem parte de uma campanha mundial divulgada pelo Secretário Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon.
No caso do Pará, a intenção é recolher 100 mil assinaturas até o dia cinco de dezembro, já que no dia seguinte, seis de dezembro, é o Dia da Luta dos Homens pelo Fim da Violência, data criada pelo presidente Lula.
Câmara - O assunto também foi tema de uma audiência pública na Câmara Municipal de Belém, ontem de manhã. A sessão, realizada a pedido da Associação de Mulheres 'Eneida de Moraes', reuniu Organizações Não-Governamentais (ONGs), representantes do poder público e entidades que lutam em prol da causa feminina.
Para Jane Neves, da Associação de Mulheres 'Eneida de Moraes', é preciso chamar a atenção da sociedade e dos governantes para o problema, que, apesar das inúmeras de tentativa de solução implementadas nos últimos anos, como é o caso da Lei Maria da Penha, ainda é grave. 'Por isso, nós estamos chamando a abraçar a causa aqueles que são, na maioria das vezes, os protagonistas desses atos de violência, os homens, para que possamos tentar acabar ou minimizar esse problema', destacou.
A mesma opinião tem o vereador Daniel Pegado, autor da sessão. O parlamentar afirmou que vai apresentar uma uma proposta de emenda ao orçamento municipal para 2009 que, se aprovada, vai destinar cerca de R$ 100 mil a mais para o Conselho Municipal da Condição Feminina. 'Queremos melhorar as políticas públicas em favor das mulheres', detalhou.

Nenhum comentário: