sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A obrigatoriedade do serviço militar

A obrigatoriedade [do serviço militar] hoje simplesmente reproduz a divisão de classes no Exército, pois os que acabam servindo são levados aos serviços mais arriscados e braçais, enquanto o Exército busca cooptar com algumas oportunidades aqueles jovens que tiveram chances na universidade.
As forças armadas devem ser um mecanismo de transformação social também. Além de defender o país, deve ser um mecanismo que possibilita ascensão social. Com serviço militar obrigatório, isso nunca vai acontecer, pois os jovens de baixa renda que entram sempre serão soldados rasos e linha de frente, enquanto os que entram no exército por outras formas serão os comandantes!


Esse é um trecho do comentário de Rafael Pops, ex-Secretário Nacional de Juventude do PT, disponível no Juventude em Pauta, de Leopoldo Vieira. Aliás, do papai Leopoldo Vieira.

Um comentário:

Tiago Marcelino disse...

infelismente isso é a pura verdade... apesar de eu ter servido o exercito e me orgulhar disto. Não ha duvidas o exercito apesar de ter comandantes serios e preocupandos com o futuro d e seus soldados a tambem aquele que presão pela dogmatica e pela alienação ods menos favorecido, infelizmente para esse exercito ser digno de ser chamdo brasileiro tem nuito a melhorar ainda.