No AMAZÔNIA:
De janeiro a julho de 2008, a Companhia de Trânsito de Belém (Ctbel) já aplicou 170.492 multas por meio dos radares, araras e agentes de trânsito espalhados na cidade. O levantamento do segundo semestre ainda está sendo concluído.
Deste total, a maioria das autuações, 72.958, foram feitas por agentes de trânsito no solo; 70.035 registradas por excesso de velocidade (radares) e as 27.499 restantes pelas registradores de avanço de sinal vermelho (araras).
O trecho da Almirante Barroso com a Tavares Bastos teve o maior número de motoristas multados por excesso de velocidade. Quanto ao avanço de sinal, a campeã foi a esquina da Antônio Barreto com 14 de Abril, seguida da Roberto Camelier com Mundurucus.
Há áreas, contudo, em que as estatísticas mostram que a população compreendeu a importância de não ultrapassar o sinal. Em 2007, foram registrados sete acidentes com colisões no cruzamento da avendia Governador José Malcher com a Castelo Branco. Este ano, nenhuma ocorrência foi registrada.
No cruzamento da avenida Visconde de Souza Franco com a Pedro Álvares Cabral ocorreram, no ano passado, 11 acidentes, sendo que um foi fatal. Em 2008, o registro foi de 4 colisões. O coordenador de fiscalização da Ctbel, Fabrício Bombonato, diz que há estudos para a implantação, a partir de 2009, de radares ao longo da avenida João Paulo II.
Uma necessidade apontada por moradores de algumas áreas de Belém, principalmente ao longo da avenida Senador Lemos, foi a criação de mecanismo para controle de velocidade perto de escolas, uma vez que a sinalização ainda não tem sido totalmente respeitada. Um projeto que está sob análise são as lombadas eletrônicas, que atestam a velocidade e fotografam o carro se estiver trafegando além do valor permitido.
Outro projeto que deve vigorar a partir do próximo ano é colocação de cerca de 12 semáforos, em cruzamentos da Conselheiro com a 14 de Abril e da Jerônimo Pimentel com a Dom Romualdo Coelho.
As estimativas sobre os valores arrecados com as autuações, diz Bombonato, não são precisas pois cerca de 40% dos veículos da cidade não pagam o IPVA e assim não recolhem as multas. Além disso, a maioria dos motoristas não pagam os valores assim que recebem a notificação. O dinheiro qua chega à Companhia, depois de arrecadado pelo Departamento de Trânsito (Detran), é utilizado na sinalização da cidade e campanhas educativas.
3 comentários:
As multas lançadas em frente à Justiça Federal, parece que são anotadas, antes, pelos taxistas do ponto clandestino que depois repassam para a CTBEL. Não sei se é verdade, mas em todo caso é bom ficar alerta.
E uma pena que a CTEBL não multa ônibus... Seria bom divulgar quantas multas foram aplicadas em coletivos em 2008.
Na esquina da Tv. 14 de abril com a Antonio Barreto os motoristas tem duas opções.
1ª- Respeitar o sinal fechado, parar e ser assaltado; correr risco de morte (a primeira delas no mesmo dia em que foi colocado o semáforo com radar);ou
2ª- diminuir a velocidade e "queimar" a parada no sinal , ao custo de pagar uma infração de trânsito para continuar vivo.
O cidadão escolhe.
A Ctbel fatura.
Anônimos,
A CTBel é o próprio espetáculo do crescimento, da produtividade.
Um escândalo.
Vou postar os comentários de vocês na ribalta, hoje à tarde.
Abs.
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