terça-feira, 25 de novembro de 2008

Luiz Braga lança obra com fotos e textos sobre o Ver-o-Peso

O Ver-o-Peso está em imagens e textos poéticos no livro "Crônica fotográfica do universo mágico do mercado Ver-o-Peso", que o fotógrafo Luiz Braga lança nesta terça-feira, às 19h, no Museu Casa das Onze Janelas. "O Ver-o-Peso é uma síntese da cultura amazônica. Seja pelos personagens, seja pelo seu modo de falar, suas cores, gestos, cheiros, mandingas", comenta Luiz.
As mobilizações para produzir o livro começaram em meados de 2007. Por meio da Lei Rouanet, Luiz conseguiu patrocínio da Natura. Textos do escritor Milton Hatoum e do poeta João de Jesus Paes Loureiro completam a atmosfera do livro, que apresenta o Mercado sob várias nuances. "Convidei-os para que participassem do livro, primeiro porque gosto da maneira como escrevem e depois porque ambos têm uma relação muito delicada tanto com o Mercado quanto com o meu trabalho. Os textos navegam em duas vertentes: O do Jesus foi escrito esse ano especialmente para o livro e é poesia de primeira linha. Já o do Milton Hatoum, amazonense que ama Belém, faz uma apresentação comentada de meu trabalho em geral. Esse texto ia ser utilizado para uma exposição que não aconteceu e resolvi publicar no livro", comenta Luiz, que já teve outras experiências de trabalho com Hatoum e Paes Loureiro. "Já ilustrei capas de livros de ambos, inclusive o premiado 'Relato de um Certo Oriente', de Hatoum. Recentemente, cedi duas imagens para ilustrar uma matéria sobre ele na 'Revista do Itaú'. Já a escolha do Jesus era a minha opção do coração. Afinal, ele foi meu professor, padrinho de casamento, é um amigo de longa data e poeta estupendo", declara.
A obra reúne imagens da maior feira a céu aberto da América Latina, que também têm relação com a trajetória de Luiz Braga. "O mercado está presente em minhas fotos desde quando meu olhar engatinhava. Aliás, não só nas minhas é bom que se diga. E ao vê-las em seqüência cronológica pude sentir meu crescimento, desde os tempos do P&B (Preto e Branco), que - por uma opção estética - ficou de fora do livro, até o digital de hoje", relata Luiz.

Fonte: Temple Comunicação

Nenhum comentário: