segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Como Édson Franco vai recompor relações com seus sócios?

Reconduzido ao cargo de reitor da Universidade da Amazônia (Unama) por meio de liminar concedida no último final de semana pelo juiz da 6ª Vara Cível, Mairton Carneiro, o professor Édson Franco enfrenta a partir de hoje dois desafios - um imediato, outro a longo prazo.
O imediato: conduzir o processo final de inscrições para o vestibular da Unama.
O desafio a longo prazo: recompor o relacionamento, a convivência com seus sócios.
Em relação ao processo seletivo, os candidatos poderão se inscrever até a próxima sexta-feira, dia 7. Havia um grande e indisfarçável receio, em vários segmentos da Unama, de que as procelas internas deflagradas em setembro, a partir do momento em que o reitor se afastou do cargo, tivessem o potencial de desestimular inscrições, uma vez que os candidatos, em boa parte, não se arriscariam a ingressar numa instituição que estava sob o risco de ser vendida para outro grupo, com todas as conseqüências daí advindas.
Mas no último sábado, um dia depois de assumir o comando da Unama, Édson Franco, em conversa com o blog por telefone, mostrava-se otimista de que a Universidade alcançaria um número expressivo de inscrições. Chegou a mencionar com entusiasmo o grande número de visitas ao site de inscrições na internet, o que demonstra, segundo ele, que as divergências que perduram na cúpula da instituição não foram suficientes para abalar a boa aceitação da marca Unama.

Recomposição de laços pessoais
Quanto ao segundo desafio, Édson Franco terá de usar toda a sua habilidade para restabelecer laços pessoais mínimos que garantam uma convivência necessariamente civilizada com seus sócios.
Na carta publicada na primeira página da edição desta semana do Comunicado, o informativo interno da Unama, Édson Franco refere-se ao professor Antonio Vaz como “meu querido amigo”. Não se sabe se a recíproca é verdadeira. Não se sabe se o reitor teria disposição e ânimo para tratar da mesma forma os demais sócios e se estes, em contrapartida, ainda teriam condições de travar com ele um diálogo no mínimo respeitoso, ainda que frio e distante.
Na mesma carta, o reitor pede explicitamente que, daqui para a frente, “seja dado um ponto final em tudo quanto aconteceu”. É possível, mas será difícil. Na conversa que manteve no sábado com o reitor, o poster perguntou-lhe claramente:
- Como é que o senhor vai recompor as relações com seus sócios?
- Acho que eles têm um ideal em relação à Unama, como eu também tenho. É em relação a esse ideal que eu pretendo recompor isso tudo – respondeu o reitor.

Batalha judicial à vista
Há uma questão que não poderá ser desprezada nisso tudo: a possibilidade de uma batalha judicial a ser travada a céu aberto – já que o processo não é sigiloso – e que poderá levar a um grande desgaste em quaisquer esforços que sejam empreendidos para estabelecer uma trégua na cúpula da Unespa, a mantenedora da Unama, e por extensão uma trégua na própria Universidade.
É quase certo que os demais sócios da Unama vão recorrer da decisão que reconduziu o professor Édson Franco à reitoria. O recurso cabível para reformar a tutela antecipada – uma espécie de liminar – é um agravo de instrumento. No final de semana, circulou a informação de que o advogado Reinaldo Silveira foi constituído – ou será constituído – como o patrono da Unespa para tentar reformar a tutela que permitiu a recondução do reitor e terá como missão demonstrar que "deixar o cargo" significou "renunciar ao cargo".
O blog também indagou sobre isso a Édson Franco, no sábado passado, por telefone:
- E se houver recurso?
- Se for ajuizado um recurso, eu terei duas alternativas: ganhar ou perder. Seu eu ganhar, fico aqui [no cargo de reitor da Unama]. Se eu perder, vou para a minha casinha – informou o reitor.
A sorte está lançada.
Ou melhor: as sortes estão lançadas na Unama.

7 comentários:

Anônimo disse...

Tão notívago quanto você, vai aí uma questão:

Se o Prof. Edson diz que renunciou porque os socios decidiram a venda, não desmentida por eles, como ele fala em "recompor relações pelos ideais que eles têm em comum"?

O ideal deles todos, inclusive do Reitor é econômico e só isso!

A briga deles não é por ideal em relação à UNAMA. Se fosse, como explicar que ele continua comprando algumas escolinhas, como a FEAPA, Ipiranga e outras ??

Uma hora, a verdade vai aparecer, com ele na Reitoria em sua "casinha".

Viva a UNAMA e abaixo os tubarões do ensino superior particular.

Anônimo disse...

Acho melhor ele já ir arrumando a sala e o quarto, a volta dele para sua "casinha" será breve.

Anônimo disse...

Caro Amigo do Blog,

E com relação às notícias de compra da Feapa???

O que o Prof. Édson disse?

Obrigada

Anônimo disse...

Nós da Feapa, ficamos aliviados, graças a Deus ele fica na Unama, não queremos esse problema entre nós.

Funcionários da Feapa.

Poster disse...

Anônimo das 09:01,
Não cheguei a abordar esse assunto.
Foi um contato muito rápido.
Mas poderei fazê-lo ainda.
Abs.

Anônimo disse...

Prof. Edson, seja "franco".

Anônimo disse...

Acredito que a pergunta desse post foi respondida apenas agora...
quase um ano após o problema ter eclodido.