segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Católicos têm domingo de fé

No AMAZÔNIA:

Milhares de devotos foram às ruas de Icoaraci ontem louvar Nossa Senhora das Graças. Chuvas de papel picado, fogos, orações e os sacrifícios pela fé mais uma vez deram o tom da procissão que se repete há 56 anos pelas ruas do distrito. Este ano, o tema do Círio foi 'Maria, eis teus filhos que clamam por vida e paz'.
A escolha foi baseada no tema 'Escolhe, pois, a vida', da Campanha da Fraternidade. De acordo com o arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani João Tempesta, esta é uma mensagem de reflexão sobre a violência.
'Nós temos vários Círios a cada domingo, cada um traz um jeito diferente de falar sobre Maria, procurando adaptar estas mensagens as suas necessidades, circunstâncias. E acredito que este é o momento de pedir pela vida, pela paz. E esperamos que nesta caminhada, as pessoas saíam daqui com este propósito, de levar a paz , de levar as palavras de Maria', afirmou.
A procissão do Círio de Nossa Senhora das Graças saiu da capela de São Sebastião, no bairro do Cruzeiro, logo após a missa das 7 horas, celebrada pelo padre Raimundo da Mata, o padre Cid, pároco da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças.
O percurso até a praça matriz durou cerca de quatro horas, quando houve a celebração de dom Orani. Em uma berlinda ornamentada com rosas, lírios e outras flores, a imagem de Nossa Senhora das Graças foi seguida por cerca de 50 mil fiéis. Por onde passou, a padroeira da 'Vila Sorriso', recebeu aplausos, cânticos, orações e muitas homenagens. E levou emoção à muitos lares.
'Acompanho o Círio há dez anos, mas é como se a cada ano fosse uma emoção diferente. Acho que é a nossa fé que é renovada e fica esta sensação de felicidade ao nos deparar coma imagem da santinha', disse a romeira Conceição Freitas, em meio às lágrimas.
Ela diz que sua religiosidade aflorou após ter tido uma visão da Santa, enquanto estava enferma. 'Estava muito doente e de repente vi a santinha me chamando para levantar. Tenho certeza que ela me salvou, porque depois disso fiz exames e foi como se tivesse sumido meu tumor', afirmou Conceição, que desde então passou a freqüentar a capela construída em homenagem à Virgem em Belém e a participar das procissões em Icoaraci. 'É uma forma de agradecer as graças recebidas', disse.

Nenhum comentário: