segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Santarenos caminharam em louvor à Senhora da Conceição

No AMAZÔNIA:

Sob um sol forte, mais de 250 mil devotos foram às ruas de Santarém ontem louvar Nossa Senhora da Conceição, a padroeira do município. Foi a 90ª edição do Círio da Virgem, que este ano teve como tema: 'Maria, discípula missionária a serviço da vida plena'.
A procissão saiu às 7h20 da igreja de São Sebastião. Durante o trajeto, a Santa recebeu 23 homenagens. 'É um momento de louvarmos a nossa Santa padroeira e agradecermos pelas graças alcançadas', disse o padre Ronaldo, pároco da igreja da Matriz.
A universitária Dayse Baía disse que acompanha a procissão para pedir 'bênçãos' para seus estudos. 'Quero que a santinha me ilumine e ajude-me a terminar minha faculdade', afirmou.
Nos depoimentos dos devotos, as histórias de graças alcançadas se repetiam. Na corda que puxava a berlinda, milhares disputavam um espaço.
Foram quatro horas de caminhada. Ambulâncias foram posicionadas em pontos estratégicos, mas poucos registros foram feitos.
Na homenagem mais tradicional do Círio, na sede do Sindicato dos Estivadores, a imagem da padroeira de Santarém fez sua parada mais longa para 15 minutos de queima de fogos de artifício. A homenagem se repete há 22 anos.
A procissão chegou ao elevado da Praça da Matriz às 11 horas, uma hora a mais do que estimava a coordenação da festa. Uma missa foi celebrada pelo bispo Dom Esmeraldo Farias, abrindo oficialmente as festividades de Nossa Senhora da Conceição.
Serão duas semanas de arraial que movimentam de forma intensiva a cidade.

Nenhum comentário: