sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Preço do combustível cria “escravos modernos”

De um Anônimo, sobre a postagem "Gasolina aumenta":

Considero o preço do combustível no Brasil uma das maiores afrontas ao consumidor - ao brasileiro.
Não tem nenhuma justificativa estar o preço onde está. Os aumentos ocorrem independentemente dos fatores que deveriam efetivamente ser levados em conta: preço do barril do petróleo e o valor do dólar. E sabem o que tem havido com esses dois fatores? Tiveram uma grande redução por anos seguidos.
Além disso, propala-se que o Brasil é autossuficiente na produção de petróleo. Os países com esse trunfo repassam essa dádiva da natureza diretamente para os consumidores internos. Mesmo países que não têm produção suficiente têm preços menores do que o nosso – Argentina, Paraguai.
Que descalabro é esse? Por que se aumentar a gasolina pela queda de produção do álcool ou aumento da demanda do açúcar? Por que não diminuir a proporção do álcool na mistura, ao invés disso? Se o "petróleo é nosso", desde o Monteiro Lobato, por que quem consome, que é brasileiro, como os gestores e acionistas não se beneficiam desse boom?
Os efeitos do pré-sal que vai chegar, pelo que se vê, também vão continuar não chegando até nós, vão continuar enchendo os bolsos do governo, acionistas, ONGS, patrocínios e tudo mais que mantenha o status quo.
Afinal, o que somos nós aqui desse lado, um tipo de escravo moderno?

Nenhum comentário: