segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fé católica se manifesta

No AMAZÔNIA:

Mais de 10 mil pessoas participaram, na manhã de ontem, em São Miguel do Guamá, da romaria em homenagem a nossa Senhora de Nazaré. A caminhada de fé deste ano teve como tema 'Contigo, ó Rainha da Amazônia, Queremos Justiça e Paz'. 'Nesse momento de fé manifestada nessa grandiosa romaria, estamos orando para que cesse essa onda de violência e insegurança generalizada, e que acabem os problemas sociais que provocam essa situação de desemprego, de crise familiar', afirmou o padre Acir Conceição, pároco da igreja de São Miguel Arcanjo.
As preces do religioso estavam de acordo com o sentimento das pessoas que participaram da procissão, que percorreu cerca de três quilômetros daquela cidade, incluindo uma passagem pela pista da BR-316. Este ano o percurso usado pelo fiéis foi todo molhado por bombeiros do 2º Grupamento de Bombeiros Militares, para não agredir os pés dos que caminhavam descalços.
Cada uma das pessoas ouvidas pela reportagem confirmava que, em São Miguel do Guamá, a violência está acentuada, com vários casos de assassinatos, assaltos praticados na maioria por jovens, consumo de drogas e casos de menores de idade se prostituindo ao longo das rodovias, nos postos de combustíveis. 'Estamos tentando diminuir essa situação indo nas casas das pessoas carentes, que tiveram parentes ou que foram autores dessa violência que campeia na cidade. Estamos indo de encontro ao povo', completou padre Acir.
A procissão teve início por volta das 8h30, depois de ter sido celebrada uma missa em frente à igreja de São Miguel Arcanjo, que é o padroeiro de São Miguel do Guamá. A berlinda na qual foi colocada a imagem da Santa é uma das mais antigas usadas nos círios realizados no Pará, e já participou do círio de Belém. Por quase três horas, os peregrinos enfrentaram o sol forte que fazia no nordeste paraense.
História - A romaria em São Miguel do Guamá teve início por iniciativa de algumas mulheres que, como forma de agradecimento, varriam todos os sábados o chão da igreja da Matriz. Em 1948, elas pediram ao padre da época que organizasse uma procissão em louvor a Nossa Senhora de Nazaré. Pedido atendido, a procissão acabou se tornando o ponto mais alto do calendário religioso da paróquia de São Miguel.

Nenhum comentário: