sábado, 28 de novembro de 2009

PM reintegra posse de fazenda ocupada há mais de 5 anos

No AMAZÔNIA:

Uma topa do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar chegou ontem ao município de Dom Eliseu, no nordeste paraense, para dar início à primeira fase de uma operação para reintegração de posse de áreas ocupadas nas regiões sul e sudeste paraense. Mais de 90 homens da PM chegaram nas primeiras horas da manhã na fazenda Mandaraí, A primeira fazenda a ser reintegrada em Dom Eliseu, onde estavam instaladas mais de 50 famílias há mais de cinco anos.
Durante a retirada dos ocupantes da fazenda, a PM não registrou nenhuma ocorrência ou foco de resistência; pouco a pouco as famílias arrumaram todos os seus pertences e deixaram a Mandaraí, de forma ordeira e pacífica. Na manhã de hoje, a equipe deverá se deslocar até a fazenda Betânia, a segunda da lista de reintegrações nos arredores de Dom Eliseu.
Nos últimos dois anos, vários conflitos agrários foram registrados em fazendas situadas na zona rural do município. Em dois casos, três invasores foram mortos em emboscada. Em 2006, três policiais militares foram detidos por invasores e amarrados dentro de uma fazenda. Segundo os ocupantes da área, os PMs estariam fazendo proteção armada contratados por fazendeiros. Em agosto deste ano, o sem-terra Saturnino Pereira, o 'Satú', foi morto dentro de uma invasão situada dentro da fazenda Pau-Terra. À época, a Justiça decretou a prisão dos proprietários da área, que obtiveram liminar judicial, e respondem ao processo em liberdade.
Mais ações - Após a reintegração da fazenda Betânia, que deverá ocorrer até o final da manhã de hoje, a PM segue para o sul do Pará para reintegrar as fazendas Araguaia e Retiro, em São João do Araguaia e ainda as fazendas Haras e Santo Elias, situadas em Bom Jesus do Tocantins. Todos os mandados foram expedidos pela juíza Claudia Favacho Moura, da Vara Agrária de Marabá. Nesta primeira fase da operação, a PM deverá cumprir cerca de 18 mandados de reintegração de posse em municípios do sul e sudeste paraense.

Nenhum comentário: