sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Termina desocupação de terreno na entrada de Salinas

No AMAZÔNIA:

A desocupação de um terreno localizado no km 60 da rodovia PA-124, próximo ao município de Salinópolis, terminou pacificamente ontem à tarde. A retirada de mais de 100 famílias que residiam no local começou na manhã de quarta-feira depois que o juiz da comarca do município, Heyder Tavares da Silva Ferreira, concedeu a reintegração de posse ao proprietário. Ontem a polícia garantiu a demolição de casas de alvenaria e barracos.
Segundo o cabo Correia, da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CPIM) de Salinópolis, a demolição das casas e dos barracos construídas na área não provocou nenhum movimento de resistência ao cumprimento da ordem judicial, apesar da grande especulação. 'O movimento, até agora (ontem à noite), está pacífico. Mas desde o início da desocupação algumas famílias e ocupantes prometeram se rebelar e esperar a tropa de choque voltar a Belém para tentar algo. Nós estamos fazendo ronda para não deixar que ninguém volte ao local, estamos de prontidão', explicou.
Ainda de acordo com o cabo, os ocupantes fizeram uma manifestação pacífica em frente à casa do prefeito do município, Vagner dos Santos Curi. 'Eles organizaram uma passeata até a casa do prefeito, mas não houve nenhuma ameaça de violência', afirmou Correia.
Para que a liminar do juiz do município fosse cumprida, as 30 casas e dezenas de barracos construídos no terreno de propriedade da emprega Agrisal foram demolidos. Apesar da rejeição dos ocupantes, a ação da PM, que começou às 8 horas e terminou às 15 horas, foi cumprida dentro do planejado e em um prazo razoável.

Nenhum comentário: