sábado, 28 de novembro de 2009

AFBEPA pede reunião com secretário de Segurança

A AFBEPA (Associação dos Funcionários do Banpará) enviou na tarde de ontem, ao secretário de Segurança Pública, Geraldo Araújo, ofício solicitando a convocação de uma reunião com urgência para tratar da insegurança bancária que ameaça bancários, clientes e o patrimônio do Banpará, especialmente nos dias de pagamento dos salários do funcionalismo estadual.
“Não podemos mais continuar vivendo sob o terror cotidiano da ameaça de assaltos. Precisamos de proteção e prevenção, de segurança não só para nós, bancários, mas para nossos familiares que estão sob risco constante de seqüestros, para os clientes e para o patrimônio do banco”, diz no ofício a presidente a Associação, Kátia Furtado.
Abaixo, a íntegra do expediente.

-------------------------------------------

Ofício nº 395/2009
Belém (PA), 27 de novembro de 2009.

Exmo. Sr. Secretário,

A violência é um fenômeno revelador da crescente miséria social e causa profundas e terríveis deformações no conjunto das relações sociais. Rapidamente as cidades vêm se transformando em um cenário de guerra urbana onde todos somos perdedores.
Neste contexto, os bancários e bancárias, que, por dever de ofício trabalham com altos valores, muitas vezes transportando grandes somas em dinheiro sem a devida segurança, são alvos fáceis das quadrilhas de assaltantes. Se é assim na região metropolitana, onde a presença da segurança pública é maior, pior é o quadro no interior do estado.
A AFBEPA, infelizmente, não pode deixar de afirmar que ser bancário é profissão de risco. E não apenas os bancários, mas também seus familiares estão sob foco de assaltantes que esquadrinham a rotina de toda a família do bancário ou bancária para realizar ações planejadas como os seqüestros relâmpagos, por exemplo.
Recentemente, várias agências e postos de atendimento do Banpará como: PAB Anapu, PAB PM, Ag. D. Eliseu, Ag. Concórdia, PAB Primavera, Ag. Viseu, PAB ALEPA e Ag. Maracanã sofreram violentos assaltos, que deixaram um saldo desumano com bancários e familiares feridos, reféns e até um pai de estagiário morto, dessas violências perpetradas por meliantes, nascem seqüelas profundas que custam a cicatrizar e em alguns casos jamais cicatrizam.
Não por acaso os assaltos, cercados de brutal violência, ocorrem no período de pagamento dos salários dos funcionários públicos. Fica evidente que as quadrilhas agem de forma planejada. Em Maracanã, ainda hoje pela manhã, os assaltantes usavam uma viatura da polícia.
Internamente, o setor de segurança do Banpará, tem feito um excelente trabalho articulado com os setores de inteligência da segurança pública estadual, da polícia federal, da polícia rodoviária federal e dos bancos públicos e privados, mas precisa de maior apoio e investimento financeiro do banco para efetivar os projetos voltados à defesa da segurança, da vida e do patrimônio.
Não podemos mais continuar vivendo sob o terror cotidiano da ameaça de assaltos. Precisamos de proteção e prevenção, de segurança não só para nós, bancários, mas para nossos familiares que estão sob risco constante de seqüestros, para os clientes e para o patrimônio do banco.
Através deste ofício, Senhor Secretário, solicitamos, em caráter de urgência, que seja realizada uma reunião convocada por essa Secretaria de Segurança Pública para debater alternativas de caráter emergencial, e a longo prazo, para que se trace alternativas que ajudem a resolver os impasses referentes à in-segurança bancária.
Dentre as alternativas, nos parece que um caminho seria a colocação de mais efetivos de segurança pública a proteger a sociedade, dia e noite, no entorno das agências e PABs do Banpará quando em período de pagamento dos funcionários públicos, principalmente agora, onde o Banpará está a pagar os salários e 13º salário desse funcionalismo.
Solicitamos ainda que para esta reunião sejam convidados, além desta AFBEPA, a direção e o setor de segurança do Banpará, o Sindicato dos Bancários, a Comissão de Direitos Humanos da OAB, a Comissão de Direitos Humanos da Alepa, a SPDDH e demais entidades que lhe pareçam identificadas com o tema.
Agradecemos a atenção dispensada e aguardamos breve e positivo retorno.

Atenciosamente,
Kátia Furtado
Presidenta AFBEPA

2 comentários:

AFBEPA disse...

Gratidão, prezado jornalista Paulo Bemerguy, por repercutir nosso ofício e demais notícias da AFBEPA.
Nossa luta em defesa da vida busca pautar o debate da in-segurança bancária que atormenta bancários, familiares e clientes, constantemente.
Temos dito e repetido que toda ajuda é necessária e muito especial para os funcionários do Banpará e para todos os que defendem a vida.
Manteremos os blogs amigos informados.
Muito obrigada, mesmo.

Poster disse...

Disponham sempre.
Abs.