sábado, 28 de novembro de 2009

Bando armado mata e leva terror a Maracanã

No AMAZÔNIA:

Um morador de Maracanã foi morto a bala durante assalto ocorrido por volta das 9h de ontem, na agência do Banpará daquele município da região do Salgado, do qual participaram cerca de 12 homens armados com metralhadoras, pistolas e escopetas. Segundo informações ainda não confirmadas, o bando teria levado cerca de R$ 500 mil, dinheiro que estava dentro de um malote deixado no dia anterior na agência, e seria utilizado para o pagamento dos funcionários municipais. Os bandidos estavam bem informados, pois quando chegaram na agência foram logo perguntando pelo malote, e não mexeram em nada que pertencia aos clientes, todos deitados no chão. Até o final da tarde de ontem, nenhum dos bandidos havia sido capturado pelas dezenas de policiais civis e militares e federais que se deslocaram para a área.
Os bandidos fugiram em direção à vila do Matapiquara, no rumo de quem vai para Magalhães Barata, levando cinco reféns, libertados quilômetros depois. A quadrilha, então, abandonou os dois carros usados no assalto, um Gol e Corsa Classic, e conseguiram se apoderar de uma camionete L-200, da Prefeitura de Igarapé-Açu, e seguindo em frente. Mais adiante, os bandidos largaram a camionete e se embrenharam no mato, onde estavam sendo caçados pela policia até o fechamento desta edição.
Logo no início da fuga, os assaltantes encontraram no caminho uma carro da Policia Militar. Eles metralharam a viatura e o único militar que estava no carro correu para o mato, ficando sem sua arma e o colete a prova de balas. De um segurança da agência eles já haviam levado dois revólveres.
Pelo menos 80 pessoas estavam dentro da agência no momento em que os assaltantes chegaram nos dois carros. O bando entrou atirando para todos os lados, mas sem mirar nas pessoas, a maioria funcionários municipais. Dentre eles estava o delegado da Policia Civil Ronaldo Hélio, que trabalha na delegacia do município, e havia entrado na agência para fazer um deposito para sua familia, que reside em Belém. Ele contou que quando percebeu o assalto se escondeu próximo as uma porta. Ronaldo acredita que foi reconhecido por um dos assaltantes, e que tinha gente da região participando do ataque à agência. Ele explica: 'Um dos bandidos, que parecia ser o líder, gritou que era para achar o delegado, porque o carro dele estava lá fora. Um dos bandidos, que estava perto de mim, gritou, dizendo que o delegado tinha fugido, que não estava na agência, e olhou pra mim e deu uma piscada, como se me conhecesse e estava livrando a minha cara', disse Ronaldo Hélio.
Assassinato - Quando os bandidos estavam impondo pânico dentro da agência do Banpará, onde eles permaneceram cerca de 20 minutos, o funcionário da prefeitura Romildo Pereira Pamplona, de 51 anos, tentou entrar no banco para salvar um filho seu, Rafael, há quase dois anos estagiário do Banpará. Sua chegada assustou os bandidos, que fizeram varios disparos em sua direção. Bastante ferido, Romildo ainda foi levado para o hospital municipal de Maracanã, mas pouco depois ele faleceu. Seu corpo foi removido para o Instituto de Perícias Científicas de Castanhal. Uma irmã dele, Magali Pamplona, disse que 'quando viu a confusão, o Romildo não pensou nele, mas apenas no filho'.

Nenhum comentário: