sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Candidato do PT vê “escândalo” em eleições do partido

O candidato à presidência do PT Belém pelo Bloco de Esquerda, Almir Trindade, classificou de “escandalosas, escancaradas e uma coisa absurda” as práticas observadas nas eleições internas da agremiação, realizadas no domingo passado. Ele alcançou a quarta colocação, com 638 votos.
Como exemplo de conduta incondizente com os princípios éticos pregados pelo partido, Trindade mencionou a filiação e quitação em massa de eleitores, que assim se tornaram aptos a votar no que o PT chama de PED, as iniciais de Processo de Eleição Direta.
Em contato com o Espaço Aberto por telefone, ontem à noite, Almir Trindade confirmou ter recebido um telefonema de pessoa – cuja identidade não revelou – que falava em nome das lideranças de vários movimentos sociais, denunciado várias suspeitas de irregularidades na eleição para o Diretório Municipal de Belém.
Entre as denúncias levadas até o candidato, constam filiação e quitação em massa, compra de votos, micro-ônibus e vans para transporte de eleitores e cooptação de lideranças a peso de emprego no governo do Estado.
Almir confirmou que as lideranças sociais solicitaram a ele que interceda junto à Executiva do PT no sentido de cobrar a apuração das denúncias, bem como o acompanhamento rigoroso do segundo turno, para impedir que tais práticas se repitam.
O candidato do Bloco de Esquerda confirmou ao blog ter anunciado às lideranças a sua disposição de ouvi-las, mas disse que a reunião ainda não tem data e nem hora confirmadas. Acrescentou ainda que um recurso impetrado por ele, e ainda pendente de julgamento pelo Diretório, relata condutas incompatíveis com a moralidade que deve presidir as eleições internas da agremiação.

Fiel da balança
Na condição de quarto colocado no PED em Belém, Almir Trindade transformou-se no fiel da balança. Isso porque os dois primeiros colocados no primeiro turno foram a candidata da DS (Democracia Socialista), secretária Suely Oliveira (na foto), titular da Sedurb, que obteve 1.800 votos, e Apolônio Brasileiro, da tendência PT Pra Valer, que alcançou 1.162. Para o segundo turno, já está confirmado que Apolônio contará com o apoio do terceiro colocado, o vereador Adalberto Aguiar, atual presidente municipal do PT, que integra o grupo Unidade na Luta e recebeu 933 votos.
Com a confirmação do apoio de Aguiar a Apolônio, a grande expectativa agora se volta para as preferências de Almir Trindade no segundo turno. Se ele também aderir à candidatura de Apolônio, a derrota de Suely será praticamente certa. Se apoiar Suely, a disputa também em segundo turno poderá ficar bem equilibrada, como foi no primeiro.
Trindade adiantou ao blog que sua decisão sobre quem apoiar no segundo do PED do PT em Belém não será apenas por ele, individualmente. “Eu represento um grupo. Nós ainda vamos conversar e anunciaremos nossa decisão até a próxima terça-feira”, informou o candidato.

3 comentários:

Anônimo disse...

Naõ acredito que Almir Trindade uma pessoa tão ética irá apoiar a candidata do governo que tanto vem massacrando os verdadeiros petistas.

Anônimo disse...

Almir, nós militantes de base que ainda acreditam em um mundo em que todos tenham as mesmas oportunidades e não sejamos massacrados por quem está no poder, usando a máquina a qualquer custo para eleger os seus candidatos. Pense nisso!

Anônimo disse...

seu apoio é decisivo
não decepcione a militância
apoie o apolônio