segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PT contesta denúncias de compra de votos

Em nota assinada por seu presidente regional, João Batista da Silva, e todos os deputados federais, estaduais e vereadores do partido, o PT contesta os termos de matéria divulgada pelo Diário do Pará deste domingo (29), sobre assalto que teria ocorrido na sede da Democracia Socialista (DS) e supostas irregularidades nas últimas eleições internas na agremiação.
“Faz parte da história de vida e lutas do PT o repúdio a qualquer tentativa de fraude e compra de votos. Sempre rechaçamos essa prática, como também sempre rechaçamos qualquer tipo de violência à vida e à democracia. Esses são valores intrínsecos ao PT. Qualquer denúncia é apurada nas instâncias partidárias e com ampla chance de defesa de todos os envolvidos. Mas neste caso, não há denúncia, repetimos”, dizem os subscritores da nota.
Como o Espaço Aberto repercutiu a reportagem publicada no Diário, ainda que com alguns questionamentos, sente-se na obrigação de divulgar a nota na íntegra, o que faz abaixo:

-----------------------------------------

1. Sobre a manchete do Diário do Pará deste domingo "Compra de votos agita eleições no PT", o Partido dos Trabalhadores informa aos leitores do Diário e à sociedade em geral que não existe qualquer denúncia formalizada no PT sobre compra de votos na eleição do PED - Processo de Eleições Diretas, método pelo qual a militância elege seus dirigentes em todo o país, de forma livre, democrática e direta. Por sinal, o PT é o único partido brasileiro que adota esse mecanismo de eleição direta.
2. O PED - Processo de Eleições Diretas no PT é um dos momentos mais ricos e participativos de toda a militância. Algo único na política brasileira. Em todo o país, participaram do PED quase meio milhão de filiados e, no Pará, 25 mil, sendo que, desses, 2 mil filiados e filiadas estiveram diretamente envolvidos, ou como candidatos ou integrantes de chapas, reforçando a democracia interna do PT.
3. Faz parte da história de vida e lutas do PT o repúdio a qualquer tentativa de fraude e compra de votos. Sempre rechaçamos essa prática, como também sempre rechaçamos qualquer tipo de violência à vida e à democracia. Esses são valores intrínsecos ao PT. Qualquer denúncia é apurada nas instâncias partidárias e com ampla chance de defesa de todos os envolvidos. Mas neste caso, não há denúncia, repetimos.
4. A democracia do nosso Partido incomoda muita gente, acostumada com a paz dos cemitérios, onde o dono do partido manda e o resto obedece. Ou então as bases de seus partidos apenas acompanham, pela mídia, as disputas viscerais de suas lideranças que lutam para serem ungidas como candidatos aos cargos majoritários e proporcionais, proporcionando um espetáculo, onde a criatura se volta contra o criador e vice-versa.
5. É da história do PT ter responsabilidade com a informação, ao transmiti-la à militância petista e à sociedade em geral. Assim, estranhamos que a direção do PT não tenha sido previamente procurada pela redação do Diário do Pará para checar se procedem tais informações estampadas no jornal como se fossem verdadeiras.
Ao adotar tal procedimento, o Diário do Pará incorre em grave atentado contra a ética e a democracia: primeiro atira e depois pergunta do que se trata, quando poderia ouvir a direção do PT para checar a veracidade das informações e também dar a oportunidade ética e democrática ao Partido de se posicionar antes que apenas uma versão, anônima, chegasse aos leitores.
6. Uma nota de coluna, com o DNA de uma fonte ressentida, virou manchete da edição de domingo, talvez com o propósito de dificultar a política de alianças do PT.
A quem serve isso?
Aos conservadores e seus novos aliados, que priorizam apenas obras físicas e estão incomodados com o nosso governo, tanto no plano federal como estadual, que investem fortemente na área social, criando uma rede de proteção social aos que mais precisam, aos que sempre foram desprotegidos.
7. Em nome da ética, da democracia e da transparência a direção do PT e suas lideranças esperam que o jornal dê o mesmo tratamento editorial a esta nota, com manchete da primeira página, charge e espaço na página 3. Solicitamos o direito de resposta em respeito aos leitores do Diário do Pará.
E que, doravante, quando chegarem denúncias que envolvam o Partido dos Trabalhadores, a direção desse Partido seja previamente ouvida, a fim de se garantir o equilíbrio da informação, o respeito à pluralidade de opiniões.

Atenciosamente,
João Batista Barbosa da Silva - Presidente estadual do PT
Adalberto Aguiar - Presidente do Diretório Municipal de Belém
Regina Barata - Líder da bancada estadual do PT
Airton Faleiro - Líder do Governo na Assembléia do PT
Carlos Martins - Deputado estadual do PT
Miriquinho - Deputado estadual do PT
Bordalo - Deputado estadual do PT
Bernadete ten Caten - Deputada estadual do PT
Beto Faro - Deputado federal do PT
Zé Geraldo - Deputado federal do PT
Paulo Rocha - Deputado federal do PT
Amaury Souza Filho - Líder do PT na Câmara Municipal de Belém
Alfredo Costa - Vereador da Câmara Municipal de Belém
Otávio Pinheiro - Vereador da Câmara Municipal de Belém
Marquinho do PT - Vereador da Câmara Municipal de Belém

5 comentários:

Anônimo disse...

Compra de votos, não.
Caixa 2, não.
E mensalão, tem?

Anônimo disse...

Seu eu fosse da direção do PT teria ficado calado em vez de mandar para o Diário aquela nota fajuta, que não diz nada e esconde tudo, inclusive o assalto. A resposta do Carlos Mendes foi na moleira, pegou o pião na unha. O que virá, agora, só Deus sabe. Ouvi agora pela manhã que a governadora Ana Júlia está doida, querendo falar com o Jader, e ele faz cara e ouvido de paisagem, não está nem aí. Toma-te !!

Anônimo disse...

Esse caso me lembra o do prefeito de Ponta de Pedras, que vivia sendo assaltado, justo quando estava com todo o dinheiro dos salários dos servidores municipais, lembram?

Anônimo disse...

11:11, se a governadora está tão doida assim, é sinal de que está pegando corda de alguns petistas que morrem de amores pelo Jader e sua atual companheira. Tem petista histórico rasgando a maior seda pro dotô Jardi em seus blogs. hehehe

Anônimo disse...

Tem de tudo na degeneração ética do PT, até assalto armado!