sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Estudantes vão às ruas e pedem anulação do PSS

No AMAZÔNIA:

Os estudantes de cursinhos de Belém voltaram a interditar uma via pública de Belém, ontem, e prometem repetir o ato hoje, a partir das 13h, na avenida Magalhães Barata, para pressionar a Universidade Federal do Pará (UFPA) a anular toda a primeira fase do Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS). Eles alegam que a anulação da prova de Geografia não foi suficiente para dar credibilidade ao restante do material. O Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento administrativo para apurar o caso.
O protesto de ontem reuniu cerca de 400 alunos do cursinho Impacto e alguns do colégio Pedroso. Eles fecharam a avenida Almirante Barroso, no trecho em frente às duas escolas, por quase uma hora. A Polícia Militar esteve no local, mas a manifestação foi desfeita sem atritos.
Esse foi o segundo protesto realizado por estudantes de cursinhos de Belém, em dois dias, contra a decisão da UFPA de manter a prova realizada como primeira fase do PSS 2010. Eles dizem que não estão convencidos de que não houve vazamento de questões de Geografia e nem estão satisfeitos com a decisão da instituição de conceder os pontos da prova para todos.
O estudante José de Andrade sustenta que quem estudou não está preocupado com os pontos ganhos na prova de Geografia e sim com a possibilidade de vazamento da prova ou de beneficiamento de poucos com acesso a questões clonadas. Somente a lisura em todo o processo, diz, é capaz de evitar que apenas um grupo de vestibulandos seja privilegiado.
'A partir do momento que tinha uma questão na apostila que nem todo mundo tem, a gente foi prejudicado', diz a estudante Daniele Amaral, se referindo ao material utilizado pelo cursinho Universo. A apostila de Geografia do pré-vestibular contém a questão 19 da prova do PSS utilizada originalmente pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A UFPA trata a repetição da questão como clonagem, mas os estudantes e professores do cursinho Impacto apontam um item da prova do PSS que aparece na apostila do concorrente, mas não no seletivo da UFBA. O material didático foi distribuído aos alunos do preparatório na semana que antecedeu a prova da universidade.
O diretor pedagógico do Universo, Júlio Reis, disse que as apostilas utilizadas no cursinho são, muitas vezes, montadas a partir de questões retiradas de concursos públicos disponíveis na internet ou coletâneas. Ele disse também que só será feita apuração interna caso o pré-vestibular seja provocado pela UFPA.
Para a estudante Laiane Cristina, a situação merece maiores esclarecimentos. 'Fica a dúvida. A gente estudou, se preparou e quem garante que não houve vazamento? Quem garante que toda a prova não foi clonada? Queremos que as coisas sejam feitas de forma legal, justa', diz.

Nenhum comentário: