domingo, 29 de novembro de 2009

Romantismo bem natalino

No AMAZÔNIA:

Uma das mais conhecidas obras do balé, habitualmente apresentada na época do Natal, sobe ao palco do Teatro da Paz com os bailarinos da Cia de Dança Ana Unger e alunas do Centro de Dança, com a participação especial de André Teixeira, primeiro bailarino da New Jersey Company, dos Estados Unidos, e do cenógrafo Carlos Dalarmelino. Considerada obra-prima de Tchaikovsky e do coreógrafo M. Petipa, 'O Quebra-Nozes' é um conto de Natal que tem como protagonista um quebra-nozes de aparência humana, vestido de soldado e com pernas e cabeça de tamanho desmesurado. O brinquedo chama a atenção da 'heroína' Clara, que deseja ganhá-lo de presente.
Na sinopse, Clara fica entusiasmada com o brinquedo que recebe e adormece. A menina é transportada para um reino de fantasia onde o seu quebra-nozes se transforma num soldado real que acompanhará a menina numa batalha mágica contra exércitos de ratazanas. Ao longo de dois atos, a obra, que estreou em 1892, em São Petersburgo, desenvolve-se em cenários que levam os protagonistas até o Reino das Neves ou o Reino dos Doces, refletindo a fantasia característica do romantismo.
A montagem vai contar ainda com a participação do bailarino paraense Ronilson Cruz, que reveza com André Teixeira no papel principal. Entre os solistas da Cia de Dança Ana Unger estão Débora Cardoso, Daniele Cardoso, Marven dos Anjos, Luan Oliveira, Jean Gama, Marcela Guimarães, além da participação de 700 alunas e 140 pessoas envolvidas na produção.
Segundo a diretora do espetáculo, a bailarina Ana Unger, a participação do bailarino André Teixeira foi uma aclamação do público e dos integrantes da montagem. 'Na verdade fizemos uma espécie de pesquisa entre as pessoas para ver quem deveria fazer o papel de Quebra-Nozes e o André foi escolhido quase que por unanimidade', revela.
André Teixeira começou sua carreira como bailarino aos 13 anos na cidade de Divinópolis, Minas Gerais. Em 2000, integrou a Companhia Sesiminas de Dança. Logo assumiu o posto de primeiro bailarino, onde permaneceu até 2005. Neste mesmo ano, foi finalista do New York Internacional Ballet Competition. Na ocasião, foi convidado para fazer parte da Company North Caroline of Dance Theater, dos Estados Unidos, onde permaneceu até o ano passado, antes de ser convidado para fazer parte da New Jersey Ballet Company. 'Recebi uma proposta da New Jersey e resolvi aceitar, porque é bem diferente do que estava fazendo. Na Company North Caroline, dançava muito bailanchin e contemporânea. Agora, estou mais focado no balé de repertório, como Giselle e Quebra-Nozes, que me identifico bastante', contou.
Em seu repertório estão incluídos apresentações de grandes espetáculos como 'Dom Quixote', 'O Corsário', 'Paquita', 'Copélia', 'O lago dos Cisnes', 'Majíssimo', entre outros. O bailarino já participou por quatro vezes do Encontro Internacional de Dança do Pará (Eidap). Ano passado, fez parte do espetáculo 'A bela adormecida' e teve como parceira a bailarina Juliana Leonel, com a princesa Aurora. Este ano, participou da suíte do balé 'Raymonda', juntamente com a Companhia Brasileira de Danças Clássicas, de São Paulo. 'É sempre um prazer muito grande estar em Belém. As pessoas aqui são muito receptivas. Aqui me sinto em casa', ressaltou.

Nenhum comentário: