segunda-feira, 1 de março de 2021

"Nos te acusamos, Bolsonaro!"


Quem aí já não leu J'accuse (Eu Acuso), de Émile Zola?
Já li faz trocentos anos.
Até hoje, não sei se li um livro que virou libelo ou um libelo que virou livro.
Mas prefiro classificar a obra como um libelo que virou livro.
Um libelo contra a injustiça, o ódio, a mentira, o preconceito, a intolerância, a distorção dos fatos para atender às conveniências da ideologia. De qualquer ideologia.
Lembrei-me há pouco de J'accuse ao ler uma carta aberta de governadores, respondendo a mais uma patranha, uma mentira, uma invencionice, uma idiotice de Jair Bolsonaro.
O estilo da carta, politicamente, é correto.
Como homens públicos que detêm a autoridade máxima de gerir as unidades federativas do País, eles precisam manter o prumo. Nessa condição, devem conter-se para agir contrariamente a Bolsonaro, que expele o fel do ódio pela boca e assim vai se agasalhando no pedestal que o destaca como o pior governante da história do Brasil, em mais de cinco séculos.
Mas, penso eu, e se os governadores não estivessem sob as amarras da polidez e do comedimento que o exercício de seu cargo impõe?
Se não estivessem, eles poderiam escrever uma espécie de Nós te acusamos endereçado ao Bolsonaro.
Então, diriam mais ou menos assim:

Nós te acusamos, Bolsonaro.
Nós te acusamos de mentir.
Nós te acusamos de dividir o País.
De polarizar o País.
De estimular o confronto.
De ser um negacionista cruel.
De não demonstrar um pingo de piedade pela vida.
De trabalhar concretamente para a expansão dessa pandemia horrorosa.
De conspirar contra a vida.
De manter no Ministério da Saúde um cidadão que é uma nulidade absoluta, patética, caricata, tragicômica em termos de gestão pública.
Nós te acusamos, Bolsonaro, de afundar o Brasil no lodo e no pântano.
No lodo e no pântano do ridículo.
Do isolacionismo mais atroz e deletério.
No lodo e no pântano do intervencionismo estatal - idiota, nefasto, ruinoso, inconsequente, desmiolado.
Nós te acusamos de jamais teres governado o Paí, por um minuto que seja, desde o dia 1º de janeiro de 2019.
Nós te acusamos de desgovernar o Brasil, com arte e estilo, desde o dia 1º de janeiro de 2019, todo dia, o dia todo.
Nós te acusamos de ser, tu próprio, a mentira personificada, quando te desdizes a cada minuto, negando supostos princípios éticos e morais que elegeste como ideais.
Nós te acusamos de ser um mentiroso compulsivo, porque disseminaste a mentira de que irias governar sob a inspiração da nova política (seja lá o que isso represente), mas agora te vemos cercado e refém de boa parte da quintessência da velha política, ou seja, da escória que sempre cevou-se do Brasil e de suas riquezas para encher os seus próprio bolsos e atender aos seus próprios interesses.
Nós te acusamos, Bolsonaro, de seres uma desonra para o Brasil.
Em mais de cinco séculos de história.

7 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Paulo, não deixe o seu Blog se tornar o Liberal de hoje, voce como dono do Blog tem o direito de escrever somente o que lhe interessa ou melhor dizendo o que gostar. A verdade é o ícone da imprensa e a verdade deve ser dita mesma que não seja a do nosso pensamento. A pandemia esta ai, o STF determinou que o Governo Federal fosse somente o repassador de dinheiro aos Governos e Prefeituras e nunca faltou dinheiro para combater esta pandemia, o que vimos foi a maioria
desta gente aproveitando para roubarem. Nem o pessoal do PT junto com a esquerdalha se queixou em tempo algum da falta de dinheiro e o que deveria ser apurado é este mau uso destas verbas. Não se aborreça, se acostume com o Presidente Capitão Jair Messias Bolsonaro, pois com o meu voto e dos demais brasileiros que o apoiam só entregará a faixa em 2027. A sim, junto a minha casa existe um Hospital Santa Clara, na 25 de Setembro, que esta alugado ao Governo barbalhiano desde o inicio da pandemia, mas até agora é só enfeite, nunca recebeu um doente com Covid. Mais uma barbalhidade deste Governo.

Cláudio Teixeira disse...

Pedro Fusca! Já tomou sua dose de cloroquina Hoje?

Cláudio Teixeira

Pedro do Fusca disse...

Sr. Claudio Teixeira, já tive esta praga chinesa, me tratei com estes remédios que o pessoal não usa porque foi o Presidente Bolsonaro que disse que deveriam ser usados. Para seu conhecimento, o Dr. David Uip, um dos maiores infectologistas do Brasil tomou este remédio, se curou e não diz por questões políticas. Os pessoas mais pobres do mundo que vivem no continente africano, tomam este remédio como agua para combater a malária e veja a quantidade de mortes por covid nestes países onde se pensava que teria uma devastação. Não tomar estes remédios é suicídio na certa.

Anônimo disse...

Pedro do Fusca, tu podes até ter razão a gestão do Barbalinh, que até agora não disse ao que veio, principalmente em saber ter um secretariado competente. Mas o BolsoCaro, além de ser um negacionista é uma negação. Vejamos: dólar nas alturas, gasolina e díesel subindo toda semana, feijão e arroz nas alturas e até o ovo pela hora da fome. O teu BolsoCaro, se fosse em um país sério já tinha sido afastado.

Anônimo disse...

Pedro Fusca!! Como você é um defensor das medidas, fiscalizador das atitudes do governo do Helder, pq ainda não fez uma denúncia junto aos órgãos competentes ou, havendo impedimento ou suspeição no Estado do Pará, pediu ao Presidente Bolsonaro para intervir no Estado do Pará?

Seja patriota, lute contra essa dita farsa no uso do dinheiro público. Aliás, esse dinheiro sendo possivelmente desviado é também pago por vc.

Seja o Brasileiro que o Boso quer, vá lá, dê sua "cara a tapa" e diga a verdade, combate esse sangue suga.

Carlos Amorim disse...

e aí @Pedro do Fusca, já conseguiu sair do lugar? Se ainda não, veja a quantidade de pessoas morrendo pelo Brasil a fora. Não acredita? Então vá lá no posto de saúde, veja de perto esse horror q estamos passando. Ainda não acredita? Têm medo de ir ao posto? Pois bem, vá lá no teu hospital particular, onde seu plano de saúde atende. Tente um atendimento de rotina, fique lá o dia inteiro, veja o sofrimento do povo q ainda detém um pouco mais de recursos.
Ainda não acredita? Pq será então que o Pazuello alega problemas de saúde e vai deixar o ministério? Pergunte pra ele (seu íntimo)! Ninguém suporta, aguenta ou quer compartilhar a merda que o Boso tá fazendo !!

Polistyca disse...


Todo Petista e seus puxadinhos (Renan, amante do Petismo©, o amazonense chefão lá, analfabeto, o Voz-Fina puxa saco da religião cujo nome é Petismo©, PCdoB© etc.), inclusive os puxadinhos secretos que a mídia não revelam!, ruminam direto, e sem exceção, uma vez que são GADOS do aPedeuTa lula© — o picareta — e da medíocre dilma®. Eles em vez construírem hospitais durante a “Copa das Copas®” do PT®, construíram foi prédios inúteis. O Petismo© é puro vigarismo. E truculência.