quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Unipop presta homenagem ao Círio de Nazaré

Quem passar pela avenida Senador Lemos, nesta quinta-feira, às 20h, assistirá a uma intervenção teatral abençoada pela mãe dos paraenses. Chegando à sua 4ª edição, a “Ode ao Círio” deste ano promete agregar fé, criatividade e a homenagem do Instituto Universidade Popular (Unipop) ao Círio de Nazaré.
Idealizado pelo Grupo de Teatro da Unipop a “Ode” surge com finalidade de perceber a riqueza cultural própria do mês de Outubro. Além da religiosidade, a produção cênica trás as diversas manifestações culturais que encontramos no cotidiano do paraense em época de Círio. “O Círio está aí, a Santinha está nas ruas e as homenagens estão por todo lado. O Grupo de Teatro da Unipop não podia ficar de fora dessa festa da cultura amazônica que extrapola os limites de religiosidade”, comenta a atriz do espetáculo, Soraia Pinheiro.
No elenco, mais de vinte atores, tanto do Grupo de Teatro quanto do Curso de Iniciação Teatral e artistas convidados, compõe o espetáculo. Além da atuação cênica, o grupo trabalhou na produção coletiva da “Ode”. “O teatro da Unipop em seu processo de criação não deixa de ouvir as falas dos integrantes, então as cenas são compostas de histórias do cotidiano de cada um e também faz parte da vida de muitos paraenses. Não é nada difícil você se identificar com as histórias”, afirma a coordenação do evento.
O Curso de Iniciação Teatral integra, ao lado do Grupo de Teatro da Unipop, o Projeto Arte-Educação do Instituto Universidade Popular, organização não-governamental que há 20 anos contribui para a mobilização, articulação e formação de grupos de excluídos, movimentos sociais e igrejas atuantes na Amazônia.
Fundamentada na educação popular e na promoção, defesa e garantia dos direitos do homem, a Unipop luta, ao lado de diversas instituições sociais, por uma nova cultura política de participação e por um desenvolvimento democrático, sustentável e com justiça ambiental.

Fonte: Assessoria da Unipop

Nenhum comentário: