quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Preparativos se intensificam

No AMAZÔNIA:

Centenas de fiéis e guardas da santa entoando cânticos para Nossa Senhora de Nazaré empurraram, ontem à noite, pelas ruas de Belém, os 13 carros das promessas que serão utilizados na procissão do Círio 2009, no próximo domingo.
Os carros foram levados do Centro Social de Nazaré, no bairro de Nazaré, em um percurso de aproximadamente quatro quilômetros até os galpões da Companhia Docas do Pará (CDP), no cais do porto de Belém.
Eles serão retirados de lá somente na madrugada de domingo, 11, para a procissão do Círio, quando serão empurrados por estudantes de vários colégios de Belém, que recolhem os ex-votos. O mais antigo deles é o 'Carro dos Milagres', que desde 1882 representa o milagre da proteção de Nossa Senhora de Nazaré a dom Fuas Roupinho, o fidalgo português estava prestes a despencar em um abismo e foi salvo.
Durante o transporte dos carros do Círio até os galpões da CDP, homens e mulheres que empurravam os carros emocionaram a população nas ruas, nas janelas de casas e apartamentos por onde passaram com cânticos que saúdam Nossa Senhora.
Com fogos de artifício e aplauso eles também recebem homenagens da população. 'Com esse voluntariado agora já começa a procissão nas ruas. Com os carros a gente sente que o Círio está nas ruas', declarou Cleber Vieira, diretor da Festa de Nazaré.
Somente a berlinda não acompanha o trajeto, porque será ornamentada e participa da trasladação na noite deste sábado, saindo do Colégio Gentil Bitencourt, onde fica o ano inteiro, para a Catedral de Belém, de onde sai o Círio na manhã deste domingo.

Nenhum comentário: