quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mais 48 mil carros em Belém

No AMAZÔNIA:

A frota de veículos já aumentou em cerca de 15% em Belém por conta da aproximação do Círio de Nazaré. A avaliação é do diretor de transporte da Companhia de Trânsito de Belém (Ctbel), Joaquim Souza, que explica que esse aumento representa 48 mil veículos a mais nas ruas da capital. O resultado já está sendo sentido pelos condutores, que percebem o trânsito mais lento e engarrafamentos em todos os horários, sobretudo nas principais vias da cidade.
Segundo Souza, Belém tem uma frota de cerca de 250 mil veículos, sendo que pela capital paraense também circulam cerca de 45 mil veículos de Ananindeua e aproximadamente 20 mil de Marituba, o que significa que há em torno de 315 mil automóveis circulando normalmente pelas vias da cidade. E como o trânsito já é complicado durante todo o ano, ficou ainda mais difícil nessa época de quadra nazarena. Os transtornos deverão permanecer, segundo Souza, durante todo o mês de outubro.
Para tentar minimizar os engarrafamentos, segundo o diretor de transportes, a Ctbel porá todo o seu efetivo de agentes, que é de 180 homens, em pontos críticos da cidade. Souza destaca que um dos fatores que têm complicado ainda mais o tráfego de veículos são as pequenas colisões. 'Pequenas batidas, com danos apenas materiais, provocam paralisações no trânsito de meia hora a uma hora e meia, principalmente em vias estreitas', disse o diretor.
Outro fator que, segundo Souza, tem contribuído para a lentidão e congestionamentos no trânsito são os 'pregos' de ônibus, que ficam parados no meio das ruas com problemas mecânicos. Uma solução para tentar se livrar dos transtornos é o uso de vias alternativas, de menor fluxo de veículos.
O diretor de transporte da Ctbel orienta que quem trafegar pela Almirante Barroso rumo ao centro opte pelas vias Antonio Baena, Antonio Barreto e Doca de Souza Franco. Quem estiver trafegando pela travessa Lomas Valentinas deverá prosseguir nela até a rua Antonio Everdosa e seguir para seu destino, no Centro. Mas se o condutor estiver trafegando pela avenida Pedro Álvares Cabral, o melhor trajeto é a avenida Tavares Bastos, cortando a avenida Almirante Barroso até a avenida João Paulo II, de lá seguindo para o destino. 'É importante que os condutores de Belém, que conhecem bem a cidade, optem pelas vias alternativas porque as principais estão sendo mais usadas pelos visitantes, que não conhecem a capital', disse Souza, que estava atendendo a um pequeno acidente na tarde de ontem na avenida Bernardo Sayão próximo a rua Roberto Camelier.

Nenhum comentário: