segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Missa celebrada por dom Zico reúne dez mil

No AMAZÔNIA:

Quase dez mil pessoas acompanharam, na noite de ontem, a missa de encerramento do Círio 2009 na praça Santuário. A celebração, feita pelo arcebispo Emérito de Belém, dom Vicente Zico, durou pouco mais de uma hora. Boa parte das ruas próximas à Basílica Santuário foi interditada - formando-se um grande o tumulto entre veículos e pedestres. O policiamento foi ostensivo na área e impediu diversas tentativas de pequenos furtos. O arraial de Nazaré, que funciona ao lado da Basílica, também esteve lotado durante toda a noite, e foi fechado por volta das 23 horas.
Um clima bastante familiar foi criado durante a celebração - e centenas de fiéis se emocionaram com as palavras proferidas por dom Zico. A dona de casa Cleide Helena Chintlal, devota de Nossa Senhora de Nazaré há mais de 30 anos, levou à praça Santuário a mãe, a tia e a filha Ingrid, de 15 anos. 'Participei de praticamente toda a programação e antes de acabar, já estou com saudade. Tomara que o ano passe bem rápido, para que a festividade da nossa padroeira comece outra vez', afirma. A dona de casa diz que a Rainha da Amazônia curou seu marido e sua tia - o que justifica tamanha devoção. A filha, Ingrid, também se emociona ao falar da Santa. 'Não vim pedir, mas sim agradecer as dádivas que alcancei. Sempre acompanho o Círio, adoro dom Zico, e esta última missa tem sabor de saudade', afirma.
A estudante Ana Raiza Pastana ficou admirada com a quantidade de fiéis católicos que tomou a praça Santuário durante a missa. 'É impossível distinguir as pessoas - são todas muito iguais no quesito fé, e o que observo é todas estão aqui pelo mesmo propósito. Eu nem vinha a esta missa, pois acompanhei a procissão e a Trasladação e fiquei um pouco cansada. No entanto, há uma força que nos puxa e por isso acabei participando desta última celebração do Círio', destaca.
A cantora Bárbara Celice, que entoou os cânticos durante a missa, não conseguiu conter a emoção - e lagrimou por diversas vezes. 'As músicas e a própria missa trouxeram emoções diferentes - e as lágrimas do povo também balançam o nosso emocional, é contagiante', diz Bárbara. A cantora participou de várias romarias, e se diz privilegiada por cantar Maria.

Nenhum comentário: