segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dez mil pessoas seguem Maria

No AMAZÔNIA:

A penúltima romaria do Círio atraiu, ontem pela manhã, milhares de pessoas às ruas de Belém. A diretoria da Festa de Nazaré estima que 10 mil pessoas acompanharam a procissão, que partiu do Hospital Ofir Loyola, em São Brás, e seguiu até à praça Santuário, em Nazaré. A Procissão da Festa não tem um trajeto fixo: este ano foram percorridos 2,8 quilômetros em cerca de uma hora e meia.
A caminhada começou por volta das 8h30. Antes, o padre Sílvio Jaques, pároco de Nazaré, celebrou uma missa nas escadarias do hospital. Em frente ao prédio, funcionários, vizinhos do hospital e parentes e amigos dos hospitalizados ouviam com atenção as palavras do padre.
'Essa é uma celebração solidária. Muitos do que estão internados hoje já participaram da Festa (Círio) e hoje não podem. A razão de estarmos aqui é acalentar os corações dos que não puderam acompanhar o Círio este ano. Trouxemos uma palavra do evangelho para confortar o coração dos enfermos', disse o pároco de Nazaré.
Muitos não conseguiram conter as lágrimas durante a missa. A dona de casa Maria Sônia da Silva chorou durante toda a celebração. O marido dela, o artesão Murilo Silva, está há dois meses internado no hospital. Segundo ela, um acidente de carro afetou seriamente a cabeça do artesão. 'Espero que ele se salve, a situação dele é muito ruim. Realizar uma missa aqui no hospital realmente trouxe um grande alento para quem está aqui', declarou.
Após a celebração, os fiéis seguiram a imagem peregrina por um pequeno trecho da avenida Magalhães Barata até alcançar a avenida Governador José Malcher. Apenas na altura da avenida Generalíssimo Deodoro a procissão passou para a avenida Nazaré, até chegar à praça Santuário, onde o padre Jaques abençoou os fiéis.
Apesar de não se ter registro da primeira edição da romaria, a Procissão da Festa é considerada a terceira romaria mais antiga, perdendo apenas para o Círio e para a Trasladação. Segundo o diretor de procissões da Festa, Cleber Vieira, os primeiros registros documentais da Procissão da Festa são do ano de 1881. Acredita-se, contudo, que ela já havia sido realizada em anos anteriores.
A Procissão da Festa é organizada pelas comunidades ligadas à Basílica. O percurso é definido pelo pároco da Basílica e de acordo com a localidade da comunidade contemplada. Este ano a procissão foi organizada pela comunidade de São Brás. Segundo Cleber Vieira, o ponto de partida foi o Hospital Ofir Loyola por conta da paróquia ficar em uma rua muito estreita. 'Geralmente a procissão parte da paróquia que a está organizando, problemas como reformas ou falta de espaço é que costumam fazer com que a missa seja celebrada em outro endereço', explicou.

Nenhum comentário: