sábado, 10 de outubro de 2009

Esquema de antecipação da saída da santa deu certo

No AMAZÔNIA:

Este ano a diretoria da Festa apostou que seria possível reduzir a duração do Traslado a partir da diminuição do tempo gasto com as homenagens. Outra alteração sofrida pela romaria foi a antecipação do horário de início em duas horas em relação ao ano passado. 'A mudança vai dar mais tempo para a população saudar a Virgem de Nazaré, ainda durante o dia', explicou Kleber Vieira, diretor de procissões da Festa de Nazaré, ainda no início do Traslado.
Kléber explicou que as mudanças também se devem à necessidade em se encerrar mais cedo a procissão de sexta para que os eventos seguintes, que se iniciam já na madrugada de sábado, sejam realizados com tranquilidade. Apesar do plano ter funcionado, é possível que no próximo ano o ínicio da romaria retorne ao horário original - saída às 11 horas - , segundo o superintendente da Polícia Rodoviária Federal. 'A antecipação em duas horas fez com que enfrentássemos duas horas a mais de sol. Isso tornou a romaria muita mais desgastante para quem a acompanha', diz.
O primeiro Traslado para Ananindeua ocorreu em 1992, durante o Círio 200. Em 2001, o percurso foi alterado para atender ao pedido de duas paróquias de Ananindeua, a do Amparo e a do Divino Espírito Santo. No ano seguinte, a prefeitura de Marituba pediu que fosse acrescentado o deslocamento até o município. No ano passado, o bairro do Icuí, um dos mais pobres de Ananindeua, foi também incluído no percurso.

Nenhum comentário: