sábado, 10 de outubro de 2009

Diretoria estima 800 mil na passagem

No AMAZÔNIA:

Os acessos para as ruas que fizeram parte do trajeto foram fechados minutos antes da passagem da imagem. O comboio com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi puxado pelos motociclitas da PRF e acompanhado por centenas de carros, motos e ciclistas. A Diretoria da Festa estima que 800 mil pessoas saudaram a imagem peregrina durante o traslado de ontem.
A aposentada Maria Ivone Souza do Amaral estava entre os que aguardavam pelo encontro com a imagem de Nossa Senhora. Concentrada, ela esperava em silêncio o momento da passagem do cortejo pela avenida Nazaré. A emoção aflora quando a imagem se aproxima. 'Todo ano é uma emoção diferente. São sentimentos que cada um de nós traz dentro de si. Um problema na família, uma graça que foi alcançada, um agradecimento que ainda não foi feito. Essa é a hora', disse.
Rotinas foram alteradas em muitos pontos da cidade, ontem. A passagem da imagem peregrina fez as aulas em dezenas de escolas serem canceladas ou encerradas mais cedo. Algumas empresas também anteciparam o fim do expediente. Mesmo quem não pôde voltar para casa mais cedo, deixou o trabalho por alguns minutos para ver a réplica da imagem encontrada pelo caboclo Plácido passar. Um ritual que parece se repetir com mais fervor a cada ano.
Durante todo o percurso a imagem foi saudada. Fogos de artíficio, chuva de papel picados, palmas, lágrimas ou o respeitoso silêncio diante da imagem da santa foram as maneiras usadas pelo os fiéis para homenagearem a passagem da imagem de Nossa Senhora. Quase no final da avenida Magalhães Barata, há mais homenagens para a santa.
Funcionários e pacientes do Hospital Ofir Loyola desceram para ver de perto a imagem passar. As calçadas da avenida Magalhães Barata e passarelas da avenida Almirante Barroso foram transformadas em arquibancadas.

Nenhum comentário: