terça-feira, 2 de junho de 2009

Vereador é acusado de abusar de adolescente de 15 anos

No AMAZÔNIA:

Até o final da próxima semana o delegado de Moju, Hilton Monteiro Dias, concluirá o inquérito policial que investiga a acusação de estupro contra o vereador José Manoel Pantoja (PMDB), o 'Zeca Pantoja'. A vítima é uma adolescente que tinha 15 anos à época do crime, em 2007. A denúncia já chegou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, instalada na Assembléia Legislativa do Estado.
Quatro pessoas já foram ouvidas como testemunhas do caso: a mãe da menina, a vítima e dois membros do conselho tutelar. O vereador será ouvido até o final da semana. O delegado adiantou que da relação do vereador com a garota nasceu uma criança que hoje tem menos de 2 anos, e que não foi registrada como filha. A vítima informou que chegou a viver com o vereador alguns meses e que ele dá alguma ajuda financeira para a criança, mas não constantemente.
O caso do estupro contra a adolescente foi registrado na delegacia na época, mas quando assumiu a função no começo de maio, o atual delegado não encontrou nenhum inquérito instaurado. Isso significa que a vítima não foi submetida a exames de conjunção carnal e outros exames obrigatórios que devem ser realizados pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.
Segundo registros no Conselho Tutelar de Moju, o vereador tem três ocorrências de abusos sexuais contra adolescentes. No primeiro caso, de 2006, a família ficou com medo do poder político do vereador desistiu de registrar queixa. A segunda acusação chegou ao Conselho Tutelar no primeiro semestre de 2007. A vítima foi uma menina que na época também tinha 15 anos, que teria sido seduzida e levada por ele para uma praia em Mosqueiro. O vereador acusou a menina de ser a responsável pelo assédio, alegando que ela mandava mensagens e fazia ligações para ele usando o celular da mãe. A adolescente é filha de uma professora do município, que desistiu de registrar ocorrência por medo das ameaças do vereador, que dizia que comprovaria que a menina era quem o procurava.
A mãe da última vítima resolveu levar o caso adiante e, acompanhada de dois conselheiros tutelares, em 28 de novembro de 2007 levou a sua filha até a delegacia, onde foi registrado boletim de ocorrência policial de n° 099/2007.000049-9. Segundo as denúncias, a menina foi seduzida pelo vereador e manteve um relacionamento com ele durante um mês, tempo suficiente para engravidar. Na época, além de usar a adolescente sexualmente, o vereador ainda a colocou para fazer os serviços domésticos em casa.
Nos três casos as famílias das meninas são muito pobres. A mãe da adolescente que ele engravidou é doméstica, o pai é um agricultor.
O vereador está no quinto mandato e já faz articulações para ser o próximo presidente da Câmara de Vereadores de Moju. Procurado pela reportagem, 'Zeca Pantoja' não deu entrevistas.
De acordo com delegado Hilton Monteiro Dias, o inquérito foi instaurado por determinação da superintendência regional da Polícia Civil. Após a conclusão, deverá ser enviado ao Ministério Público, que decidirá se denunciará criminalmente o vereador à Justiça.

Nenhum comentário: