quarta-feira, 3 de junho de 2009

Comissão constata o caos na Saúde

Dona Elcione bateu duro, duríssimo, em doutor Duciomar.
A deputada federal do PMDB foi à tribuna e passou o malho no prefeito das obras estruturantes.
Ela integrou uma Comissão Externa designada pela Comissão de Seguridade Social e Família - presidida pela própria Elcione - que esteve em Belém no início de abril deste ano, para verificar in loco o caos na Saúde Pública não apenas na Capital, mas em outras cidades do interior do Estado.
A comissão passou por Belém um pouco depois do juiz federal Antônio Carlos Campelo ter decretado intervenção no município, decisão posteriormente reformada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Disse lá pelas tantas:

Os hospitais de Belém que visitamos apresentavam-se em franca deterioração; as estruturas mais básicas estavam comprometidas. Além disso, os profissionais não estavam sendo pagos corretamente, e havia indícios fortes de desvio de medicamentos e recursos.

Mais:

Belém, como capital e pólo regional, tem recebido verba superior à destinada a todo o Estado. Entretanto, essa verba nem sempre chega á destinação prevista. Devo ressaltar que, em nossa reunião com as autoridades de Belém e do Estado, todos ali presentes concordaram com a necessidade urgente de se melhorar a gestão dos recursos da saúde recebidos pelo Município. Os próprios gestores admitem isso.

Entre a admissão e a ação, no entanto, há anos-luz de distância.
Anos-luz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a solução é explodir Belém e recomeçar. Do zero. Não vejo outra saída.

Anônimo disse...

Justa e correta a malhação.
Mas tem que ser ampliada para toda a saúde paraense.
Pau, cacete, pracauba, maçaranduba,acapú pra cima do governo(?) estadual e prefeitura.
Ambos, lamentáveis e ao nivel do chão no quesito saúde pública.
E em vários outros!