domingo, 7 de junho de 2009

Clamor por emancipação

No AMAZÔNIA:

Rica em artesanato, cultura e turismo, mas abandonada pelo poder público municipal'. É assim que a moradora Antonieta Mendes, moradora do bairro do Paracuri, define o distrito de Icoaraci. Residindo há 25 anos no distrito, a moradora se queixa de que a ilha está abandonada pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB). 'Não fomos beneficiados por nenhum projeto de saneamento básico e infraestrutura, pois só lembram de Icoaraci em período de eleição. Nas eleições passadas transformaram o nosso distrito em um palanque eleitoral com promessas de melhorias, mas depois que passou nada foi feito', criticou a moradora, que aponta a emancipação de Icoaraci como solução para o abandono do local. 'Enquanto Icoaraci depender de Belém não teremos avanços, por isso precisamos caminhar com as próprias pernas e, para isso, sou a favor da emancipação', afirmou.
A orla da Vila é apontada pelos moradores como um dos pontos turísticos abandonados pela prefeitura de Belém. 'Temos pontos belíssimos e que poderiam ser aproveitados para atrair turistas, como, por exemplo, a orla, que é um local de grande importância para o nosso distrito, mas que está abandonada. A grama virou mato, pois o paisagismo do local não foi mantido, sem falar que o calçadão está rachando', reclamou o morador Fernando Damasceno, que reside no bairro do Cruzeiro. Segundo ele, o abandono do local já afastou muitos turistas do distrito. 'Logo que inauguraram essa orla atraía muitos visitantes, pois era bem cuidada. O problema é que o espaço não vem recebendo um trabalho sério de manutenção, pois se isso fosse feito o concreto não estaria rachando', afirmou.
Segundo ele, o abandono pode ser visto nos principais bairros de Icoaraci, onde a falta de saneamento básico dificulta a vida das famílias. 'Nos bairros da Agulha, Paracuri e Ponta Grossa o abandono é total, pois são áreas extremamente esquecidas pelo poder público municipal. Icoaraci não é somente as ruas 8 de maio ou a travessa Berredos, existem várias vias no distrito e que estão em situação precária', reclamou o morador, que recorda das promessas feitas durante a eleição passada. 'No primeiro mandato do prefeito Duciomar Costa esperamos pelas melhorias, que não aconteceram. Na eleição passada as promessas foram renovadas e acreditamos novamente, só que já estamos no meio do ano e nada de projetos para Icoaraci. Queremos saber da PMB o porquê do abandono, pois não adianta cobrar da Agência Distrital de Icoaraci, que nada faz pelo distrito', desabafou. A reportagem procurou a Agência Distrital de Icoaraci, mas ninguém foi localizado para falar sobre o assunto.

Nenhum comentário: