segunda-feira, 1 de junho de 2009

Belém fica fora da Copa

No AMAZÔNIA:

Belém está fora da Copa de 2014 e a pergunta que quer ser respondida é: a culpa é de quem? A culpa é toda de quem assumiu o compromisso, o comando das articulações. Da governadora Ana Júlia Carepa, que escolheu pessoas sem expressão para cuidar de coisa tão séria. Do prefeito Duciomar Costa, que sempre se manteve distante do projeto, e da classe política em geral, que em nenhum momento soube unir forças em torno da ideia.
Portanto, não convém falar em injustiça. Faltou olhar e modernidade. Faltou sensibilidade em saber que os investimentos em infraestrutura mudariam a cara de Belém e do Pará. Faltou capilaridade política. Faltou visão. Qual governante não ganharia politicamente com jogos da Copa em sua terra? Perdeu-se muito dinheiro. Obras, promoção, propaganda, empregos. Mas a vida continua. Com Copa ou sem Copa.
Existe a fama de que paraenses não gostam de amazonenses e vice-versa. Mas em Manaus, infelizmente, todos temos que reconhecer, os políticos manauaras deram de 10 a 0 nos paraenses quando o assunto foi Copa. O governador Eduardo Braga, que por acaso, nasceu por aqui, procurou os apoios nos lugares certos, falou com quem tinha de falar e mostrou que sua capital tinha condições.
Braga apresentou projetos viáveis, trem de superfície, ampliação da rede hoteleira, pontos turísticos ligados ao ecoturismo, que tanto atrai turistas estrangeiros, e bateu na tecla de que o Estado que governa explora a floresta de forma sustentável ao contrário do rival Pará, que detém os maiores índices de devastação da Amazônia.
Braga investiu sem medo de ser feliz. E o que o Pará fez? Empolgou-se com as avaliações técnicas de sua candidatura e esqueceu-se de fazer o jogo político dos bastidores. Acreditou que, por ter o Mangueirão atendendo a 70% das exigências da Fifa, já estaria com a fatura garantida.
No fim, passou vergonha sem nunca ter sido um candidato de fato. É só lembrar que mesmo antes da visita dos técnicos da Fifa, no início deste ano, o jornalista Juca Kfouri já havia anunciado que Manaus era a vencedora. Informação apenas reprisada no blog de Ancelmo Gois, no site de O Globo, na sexta-feira passada.
Agora, só resta brigar para hospedar alguma seleção durante a Copa ou servir de concentração para a pré-temporada de um selecionado sediado em Brasília ou Manaus.

Um comentário:

Unknown disse...

Perfeito, isso mesmo.
Belém saiu da disputa pq apresentou um projeto mal estruturado. Na verdade, se é que podemos chamar isso de projeto. Um bando de organizador eventos de comício.
Isso já era óbvio. Já no fórum social vimos, presenciamos uma total vergonha para o povo do Pará. Isso tudo só pode ser justificado pelo péssimo, senão dizer, ridículo governo que está atualmente à frente do nosso querido estado. Pura incompetência da nossa Governadora e sua equipe, que como sempre, se mostra incapaz de gerir uma comunidade sequer, muito menos o nosso amado estado que se encontra largado às "baratas" do PT ( não sou partidário nem simpátizante de nenhum partido político).
Péssima gestão e lembrem-se que tudo isso é culpa do próprio povo pois, mesmo quando essa despreparada mostrava um discurso infantil e ínfimo diante do Almir gabriel(que disputou às eleições com ela). Mesmo mostrando nesses debates um total desconhecimento dos assuntos políticos do estado. Lembro-me que o Almir ainda alertou " gente, depois é o povo é que vai sofrer". Ainda assim...ainda assim, votaram nessa doente.
Impeachment para essa retardada.
Fora do nosso estado Ana Júlia e toda a sua equipe de incompetentes