domingo, 24 de maio de 2009

Passageira da TAM suspeita de estar com a doença é liberada

No AMAZÔNIA:

Uma passageira de um vôo da Tam que fez escala em Belém às 12 horas de ontem foi conduzida ao Hospital Barros Barreto sob suspeita de estar infectada com o vírus influenza tipo A (H1N1), mais conhecido como vírus da gripe suína. Porém, após avaliação clínica realizada por uma equipe médica, ela foi liberada para prosseguir a viagem, já que não se enquadrou no perfil de caso suspeito e nem com necessidade de monitoramento. A passageira, que pretendia chegar à Macapá (AP), seria encaixada num vôo com saída prevista para as 23 horas de ontem.
O vôo em que estava a passageira supostamente infectada foi originado no Rio de Janeiro (RJ), fazendo escalas em Brasília (DF) e Belém, com destino final a Macapá (AP). Como a passageira apresentava sintomas semelhantes aos da gripe, inclusive febre alta, o serviço de bordo achou por bem comunicar o fato à unidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Aeroporto Internacional de Belém. O vôo então foi impedido de prosseguir até que a passageira pudesse ser retirada.
No início da tarde, segundo informações extra-oficiais fornecidas por funcionários do aeroporto, a passageira foi retirada da aeronave por profissionais da Anvisa, com uma máscara. Ela foi conduzida até um veículo da Secretaria Executiva de Saúde (Sespa) que já a aguardava para levá-la ao Hospital Barros Barreto. Ali, ela passou por avaliações médicas que concluíram se tratar de uma gripe comum. A passageira foi liberada e encaminhada para uma clínica particular, onde ficaria em observação até o horário de seu novo vôo, programado para as 23 horas.
No escritório da Anvisa, do aeroporto, não foi possível obter informações sobre o fato. Um funcionário informou não estar autorizado a dar qualquer informação à imprensa. A coordenadora da unidade, Patrícia Antunes, a única que estaria autorizada a falar, não estava no local.
Logo após a paciente ter recebido alta, a assessoria de comunicação do Hospital Barros Barreto divulgou a seguinte nota: 'O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) informa que a passageira vinda do Rio de Janeiro, com sintomas de gripe, não se enquadrou como caso suspeito de Gripe A (H1N1) e nem com necessidade de monitoramento, por isso foi liberada'.
'A avaliação clínica foi feita pela equipe médica de plantão, com a presença de técnicos do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) do Hospital, da Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)', prossegue a nota.
'Como a paciente estava abatida e com febre e ainda terá que prosseguir a viagem até Macapá, foi aconselhada a ir para uma clínica particular para descansar até a hora do embarque', encerra o informe do hospital.

Nenhum comentário: