quarta-feira, 13 de maio de 2009

Procissão das Velas reúne 200 mil em louvor a Fátima

No AMAZÔNIA:

A 39ª Procissão das Velas, que homenageia Nossa Senhora de Fátima, levou mais de 200 mil fiéis católicos às ruas do bairro de Fátima. A romaria começou logo após a celebração da missa na praça Santuário e percorreu a rua Antônio Barreto, seguindo pela avenida Alcindo Cacela, Domingos Marreiros, Castelo Branco, Boaventura da Silva e foi finalizada depois de passar pelas avenidas José Bonifácio e Duque de Caxias, onde a imagem voltou à igreja, seu lugar de origem. A peregrinação, que se mantém no mesmo formato que a realizada em Portugal, foi marcada por demonstrações de fé e homenagens de devotos e patrocinadores. As festividades ainda foram marcadas por apresentações culturais, com bandas e brinquedos para as crianças.
Por mobilizar grande número de fiéis todos os anos, a Procissão das Velas já é considerada a terceira mais importante da capital, com número inferior apenas ao Círio e à transladação. Este ano, em acordo com o tema da Campanha da Fraternidade, a paróquia adotou: 'Virgem de Fátima dai-nos segurança e paz', com o objetivo de incentivar a mobilização social e chamar a atenção de políticos para o aumento do índice de violência no Estado. 'A Procissão, assim com em Portugal, é uma vigília para o dia 13. Neste ano mais de 200 mil pessoas fizeram parte da procissão, que é uma forma de exaltação e adoração a Nossa Senhora de Fátima. Com essa festividade buscamos não só venerar as boas obras, mas também, promover a congregação e a evangelização através do nosso tema, que abrange uma situação que atinge a todos nós, a situação de violência', explicou Luciano Saraiva Campos, um dos diáconos que prestaram serviços durante a solenidade.
Fernanda Cláudia, moradora da Antonio Barreto, afirmou já que assiste à procissão desde a sua origem. Apesar de ter acompanhado o cortejo religioso apenas uma vez, segundo ela, o ritual é sempre o mesmo, colocar cadeiras em frente ao portão de sua casa ou até mesmo encostar nas paredes para contemplar os momentos de emoção. 'Certas coisas não mudam. A cada ano que se passou consigo observar as mesmas reações e semblantes emocionados que transpiram a verdadeira fé do povo paraense', afirmou.
Da mesma opinião compartilhou José Coutinho, diretor geral da festividade, que explicou que a procissão é mais uma oportunidade para que os fiéis expressem sua fé grandiosa.
Unimed - O Hospital Geral da Unimed, localizado na rua Domingos Marreiros, prestou homenagens à Santa. Respondendo ao convite da cooperativa, a cantora lírica Mácia Alverte emocionou a todos, assim como no ano passado, quando entoou 'Ave Maria'.

Nenhum comentário: